sábado, 6 de agosto de 2016

SUL DA BA SOFRE AUMENTO NOS CASOS DE HIV

A Secretaria de Saúde de Itabuna está preocupada em reduzir o número de casos de HIV na cidade e em outros municípios do Sul da Bahia pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Só neste ano, o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) registrou 149 casos, sendo 78 de Itabuna e 71 de outros 22 municípios da região que buscam serviços de diagnóstico e tratamento.
“Qualquer pessoa de qualquer cidade do país pode e deve ser atendida no Cerpat”, informou a coordenadora Suse Mayre Martins. Segundo ela, a orientação é do Ministério da Saúde (MS).
Ele determina que os municípios que possuem Centros de Referência prestem atendimento a paciente de quaisquer regiões, esteja em trânsito ou não.
“Essa decisão é muito importante porque em função do preconceito e da discriminação que ainda estão presentes na sociedade, muitos pacientes preferem ser acompanhados clinicamente fora do município de residência”.
O secretário Paulo Bicalho lembra que o CERPAT é a única unidade do Sul da Bahia a prestar assistência integral à pacientes com HIV/AIDS e Hepatites Virais, com serviços de Alta e Média Complexidade.
O atendimento inclui desde a prevenção, diagnóstico e assistência até o acompanhamento permanente de pessoas com AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), a exemplo de hepatites virais B e C. ( A Região)
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário