quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

MORADOR QUESTIONA A DEMORA, PARA O INICIO DA PAVIMENTAÇÃO DA AVENIDA DERALDO ARAÚJO

Durante a edição do Programa Opinião Livre da Rádio Pontal Fm, desta quarta-feira(4), um ouvinte e morador do Bairro Vicente Posidônio Esteves, Alex G. Silva, cobrou dos vereadores e da prefeitura de Itapitanga uma resposta em relação a obra de pavimentação da Avenida Deraldo Peixoto de Araújo, que fica na saída para a estrada da amizade, no mesmo bairro aonde mora, que foi amplamente anunciada, porém, se quer foi iniciada até hoje. Alegando sofrer de renite alérgica crônica, em virtude da seca, ele visita a cada três dias o hospital para fazer nebulização. 
Alex, morador Bairro ( Foto Rede sociais)
"Eu gostaria de ter um parecer de nossas autoridades, dos nossos vereadores, do nosso prefeito, pra saber quando nós podemos contar com essa obra realizada. Porque até a noticia que chega para os moradores do bairro é que essa verba já foi liberada, já foi aprovada, começaram a fazer o trabalho de esgoto e até agora, nada acontece" questionou.
O ouvinte também fez um apelo e pedindo para  que ao menos, o secretário de obras ou alguém responsável pela obra, chegasse fosse até bairro, marcasse uma reunião com  moradores, lá na Quadra - que também não estar terminada, levasse à população do bairro, uma certa satisfação. Segundo ele, a obra, consta para os moradores e ele também,  que a obra era para estar concluída em setembro, mudaram a data para novembro e novembro já acabou, e dezembro chegou, mas até agora ninguém informa nada.
Alex aproveitou ainda para dar uma alfinetada nos vereadores, dizendo: "Eu sei que algumas de nossas autoridades tem outras prioridades. Tem alguns vereadores que a gente só ver de relance, outros são turistas e a gente não acha na cidade e alguns, a gente acha em porta de bar pagando cerveja. Mas a gente só tá querendo saber o seguinte deles, que são pagos pelo nosso dinheiro público, são nossos legisladores e principalmente, fiscalizadores das obras do município, eu queria que algum deles parassem um pouquinho [não generalizando todos], só de picuinhas com os novos candidatos e visse a necessidade que o município tem." Finalizou pedindo um parecer de alguma autoridade para conversar e explicar a população como vai a ficar a obra.
RESPOSTA DO VEREADOR
 O vereador Joel Fernando que estava ouvindo o programa Opinião Livre, ligou  para rádio para prestar esclarecimentos a Alex e aos ouvintes. Segundo o vereador de fato a obra foi licitada e já deveria ter começado, porém, os recursos da obra são de uma emenda parlamentar, mas que ainda não chegou na conta do município na Caixa Econômica Federal -CEI, órgão que acompanha as obras custeadas com recursos do Orçamento da União, via emenda parlamentar.  Para o vereador, a prefeitura certamente, deve estar aguardando a liberação dos recursos na conta do município - onde assim que for liberado, a Caixa irá informar à prefeitura para que seja emitido a ordem de serviços para inicio da obra. Joel ainda lembrou que, conforme for sendo feito a obra, a Caixa Econômica fará a medição através de seu engenheiro, e consequentemente irá liberando o pagamento, pois é assim que procede a instituição quando se trata de recurso de emenda parlamentar.
Vale lembra ainda que a licitação da obra ocorreu no dia 11 de julho através da Tomada de Preços n. 002/2019 (Veja Aqui). A prefeitura divulgou o resultado da licitação, no dia 18 de julho de 2019, publicando a adjudicação e homologação do processo declarando vencedora a empresa  RBS Construtora e Serviços de Coleta Eireli, com o valor total de R$ 246.733,80 (Veja Aqui). No dia 23 de julho, foi publicado o extrato de contrato firmado entre a prefeitura e a empresa responsável em fazer a obra (Confira Aqui). 
Já no final de outubro, a prefeitura divulgou, na edição do seu Diário Oficial eletrônico, o primeiro Termo de  Aditivo de Contrato, onde reduziu o valor da obra para R$ 243.702,87 e prorrogou a vigência do contrato até do dia 18 de janeiro de 2020 (Veja Aqui).
Para o vereador, cabe agora o prefeito correr atrás do deputado que encaminhou a emenda para que ele cobre do governo federal a liberação dos recursos. De certa forma, a provocação do ouvinte serviu para tirar a dúvida que se pairava, pois, para muitos já estava virando motivo de gozação. Infelizmente não tem outro jeito, vai ter que aguarda a liberação dos recursos.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário