segunda-feira, 7 de novembro de 2011

25% DOS CASOS DE MORTE POR SÍFILIS NA BAHIA FORAM REGISTRADOS EM ILHÉUS

Ilhéus foi o município com a maior quantidade de pessoas que não resistiram à doença, além de registrar aumento no número de casos notificados nos últimos anos.É o que informa o relatório da Vigilância Epidemiológica do Estado. Nesse período foram 20 mortes em toda a Bahia. De acordo com o relatório, além de Ilhéus, apresentam a maior carga de incidência da Sífilis Congênita (SC) Itabuna, Porto Seguro, Salvador, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Alagoinhas e Feira de Santana. 
Ilhéus, Conquista, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Feira de Santana têm apresentado crescimento no número de doentes nos últimos anos. Os dados oficiais revelam que a maioria das pessoas que contraem a sífilis tem baixa escolaridade, com ensino fundamental incompleto. 
Perfil 
Segundo a Vigilância Epidemiológica da Bahia, 57% das mulheres gestantes que contraíram a doença eram da raça parda e 20% negras. A maioria está na faixa de 20 a 29 anos e 42% não chegaram a concluir o ensino fundamental, o que mostra que o não acesso à informação é um fator. 
A sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum. A transmissão é sexual e também vertical, provocando a SC. A transmissão não-sexual, por transfusão sanguínea ou inoculação acidental, é improvável.Do http://www2.uol.com.br/aregiao/ilheus.htm
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário