quarta-feira, 18 de julho de 2012

DO REMAKE DE GABRIELA: "EU VOU LHE USAR"

Coronel Jesuíno - Ator José Wilker

O personagem interpretado pelo ator José Wilker no remake de Gabriela está roubando a cena. Com seu jargão: “Mulé, se arrume que eu vou lhe usar”, o coronel Jesuíno é a expressão mor da indelicadeza no trato com as esposas, no ato de solicitar um momento de intimidade e amor.
Pois bem, ficções e versões novelescas à parte, concluímos que o estilo Jesuíno é adotado por muitos políticos que temos notícias. Só que as protagonistas do “uso” no caso não são as suas digníssimas esposas e sim as cidades que comandam.
Remetendo ao nada amável “coroné”, muitos ditos representantes políticos do povo usam e abusam dos municípios, sem a menor demonstração de amor. Usam-nos para enriquecer. Usam eles para o benefício do seu grupo e de sua sigla partidária. Os usam para que as benesses colhidas sejam convertidas em estratégias visando suas manutenções no poder, a todo custo. Ou simplesmente os usam para evidenciar suas faltas de compromissos com a coletividade, se aproveitando da máquina pública para atender anseios pessoais e partidários.
No livro do velho Amado, de tanto tratar mal a esposa, o coronel acabou sendo chifrado. No caso dos políticos e o tal uso indevido da máquina, o grande traído é o povo, que, mesmo tendo consciência de tudo, insiste em votar nos mesmos que lhe enganou. Será o povo uma espécie de corno manso político? Eis a questão. Do Blog Agravo.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário