segunda-feira, 12 de setembro de 2016

APÓS AVANÇOS EM 2013 ITAPITANGA VOLTA A TER QUEDA NA AVALIAÇÃO DO IDEB EM 2015

Após avanço em 2013,o IDEB -Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.de Itapitanga apresenta queda diante dos números projetados em relação aos observados, nas séries do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) como nas série  finais (8º e 9º ano) para 2015, divulgados no Diário Oficial da União. A nota projetada pelo IDEB para 2015 nas escolas do município de 1º ao 5º ano era de 4.0, só que a avaliação apontou uma nota de 3.5, bem abaixo do projetado, segundo os resultados divulgados. Já nas séries finas,8º e 9º ano. o IDEB, projetou para 2015 uma nota de 3.5, porém, a avaliação registrou a nota de 2.6 - a mesma de 2013 (2,6), - que por sinal foram considerada bem abaixo do projetado, já que em 2013 projetada foi de (3.1). 
A queda na avaliação do IDEB já havia sido motivos de advertência por parte do Sindicato da APLB de Itapitanga que, sempre mencionavam essa preocupação com a política educacional implantada nos últimos anos.

COMO É CALCULADO O IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário