quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA ENTRE TRIBUNAIS DE CONTAS DO PAÍS SERÁ COORDENADA PELO TCM-BA

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM) ficará à frente de um comitê nacional criado para promover a integração e comunicação da área de TI (tecnologia da informação) de todos os tribunais de contas do país.
O GT (grupo de trabalho) foi instituído na terça-feira (4), por meio de uma portaria publicada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) —associação civil com foco em aprimorar as atividades exercidas pelos órgãos.
O comitê será presidido pelo conselheiro do TCM baiano José Alfredo Rocha Dias e terá como assistente-técnico Pedro Vieira, diretor de Tecnologia da corte de contas.
“O objetivo do comitê é compartilhar informações e não repetir erros. Atuar de forma integrada e centralizada, de modo a reduzir custos. Se fizermos o uso de inteligência artificial por aqui, por exemplo, replicaremos isso para outros estados, ou seja, o comitê promoverá essas integrações centralizando as medidas a serem adotadas, reduzindo muito o custo dos tribunais”, destaca Vieira, ressaltando que a Bahia teve papel decisivo para a formação do comitê.
“É uma alegria muito grande ter o nosso tribunal à frente desse comitê nacional. Representa a valorização da nossa Bahia e engradece, acima de tudo, o nosso potencial tecnológico, já que a criação do comitê partiu da Bahia. Fomos os responsáveis pelas tratativas com todos os tribunais do país. E essa vanguarda de integração cabe ao conselheiro Plínio Carneiro, nosso presidente no TCM-BA”, afirmou o diretor de tecnologia.
Entre as medidas a serem adotadas, o comitê nacional implementará mecanismos para catalogar as melhores práticas de TI empregadas pelos tribunais de contas, dentre as quais a análise de dados, governança e compliance.
A ideia é que o compartilhamento de soluções tecnológicas preze sobretudo pelo princípio da economicidade e eficiência.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário