quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

PREFEITO DERNIVAL SOFRE A PRIMEIRA DERROTA NA CÂMARA DE VEREADORES

O prefeito de Itapitanga, Dernival Dias Ferreira(PSB), sofreu a sua primeira derrota na câmara de vereadores, durante a sessão realizada ontem, terça-feira(12). No projeto de lei que o prefeito enviou à câmara, ele solicitou o pedido de suplementação ao Orçamento de 2018, o percentual de 100%. Até vereadores da base acharam alto o percentual solicitado. Então foi apresentada uma Emenda assinada pelos vereadores Eduardo Reis, Joel Fernando, Gilvan Santana, Gilson Machado e Railda Nascimento, propondo apenas 15& de suplementação. Contrário à emenda, o presidente da câmara, Antônio Carlos tentou manobrar com os vereadores  para que fosse derrubada a emenda, mas não obteve êxito. O Relator do Projeto de Lei, o vereador Gilvan Santana, que defendeu o vinte e cinco por cento, disse que o percentual não iria atrapalhar o governo, por isso que recomendou no seu parecer. 
A IDEIA VEIO DA PRÓPRIA BASE
Uma parte da sua bancada de vereadores do governo que não esconde seu descontentamento com a péssima gestão do prefeito, resolveu aderir à ideia que foi sugerida na semana passada, em conversa informal pelo vereador Laurêncio Barreto - que é da base do prefeito - para que desse apenas 25% de suplementação ao Projeto de Lei que trata da receita e despesas para o exercício financeiro de 2018, o Orçamento Municipal. Os vereadores da oposição Joel Fernando e Eduardo viram então a oportunidade de reduzir o percentual da suplementação do texto original do projeto, com a proposta sugerida. Na hora, a ideia teve a adesão de todos os vereadores, exceto o presidente Antonio Carlos.
Convidados para uma reunião com o prefeito Dernival na semana passada, os vereadores da base - exceto Gilvan Santana que recusou o convite - ouviram Laurêncio cair em contradição e dizer que iria apresentar uma Emenda concedendo o percentual de 35%. Teve vereador que se recusou a votar, pois já havia apalavrado que votaria na de 25&. Laurêncio insistiu e colocou a emenda afirmando com o presidente Antonio Carlos que seria aprovada por cinco votos a quatro. Deu errado. A Emenda que passou foi a de vinte e cinco por cento que foi absolvida por Eduardo Reis e subscrita por mais quatros vereadores, após Laurêncio desistir de apresentá-la. A derrota surpreendeu o presidente da Câmara que comunicou imediatamente ao prefeito a sua decepção com a votação. A quem afiram que o prefeito não gostou nada do posicionamento da vereadora Railda, Gilson Machado e Gilvan Santana.
Vale lembrar atualmente o prefeito tem 38,5% de suplementação de verba, concedido na legislatura no final de 2016 através de votação dos vereadores da legislatura anterior. 
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário