quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA REGISTRO DE CHAPAS PARA A DISPUTA DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE ITAPITANGA

Encerrou às 18 horas desta quarta-feira(19), o prazo para registro de chapa para a eleição da Presidência da Câmara para o restante do biênio 2019/2020. O Edital no 01/2020 que trata das regras para o registro de chapas foi publicado nesta terça-feira, dia 18 no Diário Oficial da Câmara de vereadores, por força da decisão do Juiz da Comarca de Coaraci Dr. André Luiz Brito, que decidiu em conceder a liminar determinando a anulação da eleição da Mesa Diretora da Câmara ocorrida em 18 de dezembro de 2018 (Veja Aqui), após a chapa formada por Rildes Magalhães, Joel Fernando, Eduardo Reis e Gilvan Santana ter sido derrotada e apontado várias irregularidades na condução do registro das chapas à época, favorecendo a chapa adversária formada por Fabricio de Jesus ”Fábio”, Lau Barreto, Antonio Carlos” Toinho” e Railda Nascimento e que tinha também o apoio do vereador Gilson Machado. 
A nova eleição está marcada para essa sexta-feira(21), às 18 horas, na Câmara, conforme diz o Edital no 01/2020. 

ENTENDA O CASO
Inicialmente, o primeiro a lançar sua candidatura à presidência da Câmara foi o vereador Lau Barreto, onde foi conversando com alguns vereadores sobre o seu desejo de candidatar-se, mas até aí, não tinha nada oficial. Chegou então o mês de dezembro de 2018, as articulações tomaram novo rumo e surgiu também a candidatura de Gilvan Santana(PP), com o apoio de Eduardo Reis e Joel Fernando. Levado ao conhecimento do prefeito José Roberto, não houve resistência. Pelo contrário, até elogiou. Gilvan conseguiu inicialmente ter o voto de Railda Nascimento, e em seguida o da vereadora Rildes Magalhães que acabou influenciando também o voto de Fabricio de Jesus” Fábio” para aderir a sua candidatura. Formava assim então seis votos. Em menos de dois dias, Railda mudou de opinião, recuou e voltou a apoiar Lau Barreto, mas Rildes e Fábio ainda asseguravam o apoio a Gilvan que formava os cinco votos: Gilvan, Rildes, Joel, Eduardo e Fabio (a maioria de nove vereadores que compõe a casa legislativa). 
No entanto, Fabio mudou de ideia e disse que não votaria mais em Gilvan, mas se fosse Rildes Magalhães (que na época estava muito próxima a ele) a candidata a presidente ele votaria nela. Foi ai que Gilvan então perdeu a maioria e deixou à cargo de Rildes a conversa para manter o cinco votos, incluindo aí o apoio de Fabio. Era mantido então a maioria dos cinco votos, mas com Rildes Magalhães, à frente como candidata a Presidente. Rildes então registrou sua Chapa na época, mas durou pouco o apoio de Fabio à Rildes. Em menos de quarenta e oito horas, Fabio aceitou o convite feito por Antônio Carlos, Lau Barreto, Gilson Machado e Railda Nascimento para ser candidato a Presidente com o apoio deles e retirar o apoio a Rildes e a chapa dela. Foi nesse contexto que foi alterado o Edital de Convocação para eleições da Câmara, onde a chapa de Lau Barreto já estava registrada, mas diante da nova arrumação, Lau apresentou o seu pedido de renuncia para concorrer à presidência, fato esse que gerou muita discussão na época, pois, não havia mais tempo para retirar ou substituir as candidaturas, pois estavam registradas as Chapas, onde de um lado tinha Lau Barreto e do outro lado tinha Rildes Magalhães, ambos da base do prefeito Ró de Beto. A manobra era para garantir o registro da candidatura de Fabio e assim formar a maioria de votos e conquistar a presidência. 
Após a renuncia do vereador Lau Barreto, foi apresentada uma nova chapa tendo Fabricio de Jesus “Fabio” como Presidente; Lau Barreto, primeiro Secretário, Antônio Carlos, segundo secretário e e a vereadora Railda Nascimento, como vice-presidente, e com o apoio do vereador Gilson Machado formava então os cinco votos para dá a vitória a Fabio e derrotar a Chapa encabeçada pela vereadora Rildes Magalhães, por cinco votos contra quatro. 
Um pouco antes, ainda no inicio de dezembro de 2018, o Eduardo Reis na época, questionou oficialmente através de Requerimento que pedia a correção da data da eleição, pois, não estava sendo respeitado a data que a Lei Orgânica Municipal estabelece no seu artigo 25 que é o dia 15 de dezembro a data para a realização da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara, a presidência e demais cargos. 
O presidente da época, Antonio Carlos atropelou a lei municipal e marcou para o dia 18 de dezembro, gerando assim uma revolta dos vereadores ( Eduardo Reis, Rildes Magalhães, Gilvan Santana e Joel Fernando) que não concordavam e viam naquele ato uma manobra para ganhar tempo e favorecer o candidato que atendesse o interesse de Antônio Carlos (Toinho).
Nesta terça-feira, dia 18, foi registrado na Secretaria da Câmara, para concorrer novamente, a chapa de Fabricio de Jesus como Presidente, Railda Nascimento – Vice-Presidente, Lau Barreto – Primeiro Secretário, Antônio Carlos(Toiinho) como segundo –secretário e com o apoio do vereador Gilson Machado( que está assumindo interinamente a Presidência devido a decisão do juiz que anulou a eleição passada), até que seja realizada uma nova eleição. 
Contra a chapa de Fabio foi formada a chapa tendo à frente o vereador Gilvan Santana, após entendimento com a vereadora Rildes e os vereadores Joel Fernando e Eduardo Reis. A chapa foi registra hoje, por volta das 16 horas, tendo seguinte composição: Gilvan Santana – Presidente. Joel Fernando – Vice-Presidente. Eduardo Reis – Primeiro Secretário e a vereadora Rildes Magalhães – Segunda-secretária. O vereado Gilvan levou ao conhecimento do prefeito que iria concorrer, 
Segundo a Lei Orgânica do município quem tiver a maioria dos votos (no mínimo 5), vence a disputa. Em caso de empate, será feito nova eleição após alguns minutos. Persistindo o empate por mais duas vezes, é eleito o vereador mais velho. 
Vale lembrar que a ultima eleição, ocorrida em dezembro de 2018 teve uma grande repercussão negativa no meio da opinião pública. Após a justiça reconhecer a ilegalidade da eleição passada, é dado então aos vereadores o direito de escolher um novo presidente ou manter o mesmo resultado da eleição passada. 
Será que o braço do prefeito Ró de Beto vai pender pra que lado? Ou será que ele vai lavar as mãos?
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário