domingo, 22 de março de 2020

CNJ APRESENTA RELATÓRIO QUE APONTA EFICÁCIA INCERTA DE HIDROXICLOROQUINA NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou a juízes de todo o país um estudo técnico elaborado pelo hospital Sírio Libanês, que aponta incerteza quanto à eficácia do uso da hidroxicloroquina e da cloroquina no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Na sexta (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu enquadrar a hidroxicloroquina e cloroquina como medicamentos de controle especial. A procura pelo medicamento aumentou depois que algumas pesquisas indicaram que os produtos podem ser utilizados no tratamento do vírus. No entanto, ainda não há comprovação sobre o benefício da substância, presente em medicamentos contra a malária, reumatismo, inflamação nas articulações, lúpus, entre outros.
Segundo o CNJ, a iniciativa de apresentar o relatório do Sírio Libanês aos juízes se deve ao agravamento da epidemia no Brasil, que pode levar a ações judiciais pedindo a liberação do uso da hidroxicloroquina e da cloroquina.
"O parecer elaborado pelo Hospital Sírio Libanês destaca ainda que 'a falta deste medicamento para pacientes portadores de doenças para as quais a hidroxicloroquina está formalmente indicada - incluindo doenças crônicas autoimunes como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide - já é uma realidade'", completa o CNJ.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário