domingo, 22 de maio de 2016

COMEÇA A COLETA DE DADOS DO CENSO ESCOLAR 2016;ITAPITANGA SINALIZA QUEDA NO NÚMERO DE ALUNOS

Na próxima quarta-feira, 25 de maio, será dado inicio a primeira etapa de coleta de dados do Censo Escolar da Educação Básica 2016. O censo escolar coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar. O prazo vai até o dia 29 de julho.
O preenchimento e cumprimento dos dados no prazo estabelecido serve de base para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de programas federais, como os da merenda e o do transporte escolar.
O preenchimento deve ser feito pelos diretores e responsáveis pelas escolas por meio do Educacenso, sistema de coleta de dados via internet do Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As informações do censo são usadas ainda para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

QUEDA NA MATRÍCULA 
No município de Itapitanga, o número de alunos matriculados sofre sucessivas quedas na matrícula nas três etapas da educação básica. Comparando 2013 com 2014, só na fase inicial da educação básica (Creche e Pré-escola), a rede municipal de ensino perdeu trinta e sete alunos (Aqui e Aqui). Já no fundamental I e II, registrou-se uma queda de sessenta alunos, totalizando 97 alunos há menos na matrícula de 2014 em comparação com o ano anterior. E não parou por aí. Os dados da matricula de 2015 (Aqui) apontam mais uma queda no numero de alunos na rede. Na educação infantil, tivemos uma queda de catorze(14) alunos, sendo que, no fundamental I, cerca de noventa e quatro(94) alunos deixaram a rede municipal de ensino.
Pasmem, mas pelo visto, a evasão escolar vem dando o ritmo da política educacional do município.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário