quinta-feira, 27 de junho de 2019

ITAPITANGA: TÉCNICOS DA SUDIC VISTORIAM INSTALAÇÕES DA INDÚSTRIA CIDADÃ APÓS SOLICITAÇÃO DE VEREADOR

Na manhã desta quinta-feira(27), os Técnicos Arthur Américo,Edson Palmeira e o Arquiteto Mário Tadeu, todos da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comércio-SUDIC, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico –SDE do governo do Estado, visitaram as instalações do Galpão da Indústria Cidadã, no município de Itapitanga, para fazer o levantamento das instalações e equipamentos do projeto de economia solidária que não entrou em execução ainda. A visita dos técnicos ao município foi solicitada pelo vereador Joel Fernando, numa articulação política feita com o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães no mês passado, quando reuniu membros da Sudic em audiência conjunta a pedido do vereador para tratar da recuperação e funcionamento da Indústria Cidadã. 

Os técnicos da Sudic constataram in loco as reivindicações que o vereador vem fazendo há anos na defesa da recuperação e funcionamento da Indústria no município. Nas presenças do Wiliam (Dani”), representante da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Poço da Caça – entidade que detém o comodato para execução do projeto de produtividade de polpas de frutas e doces – do Secretário de Administração municipal, Paulo Sérgio Quinto de Souza, dos vereadores Joel Fernando e Eduardo Reis, os técnicos explicaram que essa visita, iriam apresentar um relatório das condições do prédio, dos equipamentos encontrados nas instalações internas do Galpão, bem como, elaboração de um projeto de recuperação e adequação nas instalações, de modo a entregar o Galpão devidamente recuperado, mas ressaltou: 
“Vamos fazer a nossa parte que nos foi solicitado para essa visita e apresentar a nossa análise técnica econômica e arquitetônica, mas, será preciso que continuem fazendo a cobrança política para ser efetivamente concluído” disse. 
O arquiteto Mário Tadeu disse que a estrutura física do Galpão estar em boas condições, mas precisa que sejam feitas recuperações nas portas, janelas, banheiros, parte elétrica, hidráulica, bem como a limpeza e pintura nas instalações para poder atender as exigências de funcionamento.

ENTENDA O PROJETO
O projeto te a finalidade de estimular o cooperativismo rural. Disponibilizando as instalações devidamente concluídas e equipadas para atender aos associados da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Poço da Caça, onde mais de trinta e cinco mulheres foram treinadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- SENAI e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -SEBRAE , para explorar a produção e comercialização de doces e produção de polpas de frutas no comércio microregional, gerando renda para os pequenos produtores associados.

O Projeto deu inicio em 2007, onde a obra sofreu atraso na sua conclusão. Após ser concluída a obras, os equipamentos não estavam ainda adquiridos, gerando um atraso, onde só chegaram no segundo semestre de 2014, porém,o prédio sofria os primeiros sinais de vandalismo devido a falta de segurança no local - obrigação essa a cargo da prefeitura que não tratou de disponibilizar com antecedência. Sem instalação de energia os equipamentos industriais ( no valor de mais de R$ 400 mil ) foram acomodados no local sem a mínima segurança, onde nunca foram instalados para funcionamento.
Vale lembrar que o vereador Joel Fernando e a direção da Associação tem feito inúmeros esforços para viabilizar a recuperação do Galpão e o funcionamento do projeto, embora já haja sinais de conquistas até aqui. 
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário