quarta-feira, 5 de março de 2014

IRONIA, CRIATIVIDADE E HABILIDADE NA CRÍTICA SOBRE UMA SELEÇÃO PÚBLICA

O site Naideia do jovem editor Fernando Matos, sempre nos surpreende acrescentando bons e inteligentes textos, onde contextualiza de forma sarcástica algo, alguém ou lugar que se assemelhe à alguma realidade recém vivida. Dessa feita, Fernando conseguiu no texto" Era uma Vez  Seletiva de Fachada" mais um de seus brilhantes momentos, fazer um paralelo imaginário de uma seleção pública realizada de forma nada agradável aos padrões da legalidade, impessoalidade, publicidade. Em relato, ele descreve que uma  cidadezinha clama por emprego para sua juventude sem renda, enquanto outros recebem altos salários. O texto relata a decepção de um candidato que se submeteu a uma seletiva e, apesar de ter um bom currículo, não teve se nome, Sr. Antonio Humildes Justos e Verdadeiro da Silva, entre os agraciados com uma vaga, então desabafa:
- Será que essa seletiva ocorreu só para oficializar os que já estavam trabalhando? Será que foi?
- Então quer dizer que todos que fizeram e não estavam trabalhando, só passou porque tinha como sobrenome QI?
- Não dá para acreditar?
O personagem do texto é motivado a ingressar com um mandado de segurança, porém, quem o aconselhou disse que já era tarde demais, pois ele já havia sido avaliado. O ano é 11111, que coincidentemente, se somarmos os quatros últimos 1 e juntarmos ao primeiro, teremos o número 14, que pode ser entendido como 2014. Será?
Vale a pena conferir o texto na íntegra,Aqui. Qualquer semelhança com alguma cidade, lembra o bom senso, é mera coincidência. 
Comente Agora!

2 comentários:

  1. OH! O DONO DESSES CAUSOS TODO ESTÁ TÃO PRECISO DE TRABALHO PORQUE ELE NÃO BOTA UM CURRICULO EM UMA DESSAS FAZENDAS QUE ESTÁ PRECISANDO DE GENTE PARA TRABALHAR, PEGAR NA ENXADA AH ELE EMPREGO BOM ELE É MUITO ENGOMADINHO E PREGUIÇOSO, MADA ELE ESPERAR QUE A VEZ DELE VAI CHEGAR UM DIA, PEDE PARA ELE TER CALMA PAR SOMAR 43434343 QUE TAMBEM VAI TER RESULTADOS POIS TODOS QUEREM A VIÚVA PARA FAZER A MESMA COISA, COITADINHOOOOO AXHO QUE ELE NÃO ASSISTE JORNAL NÃO POBRE REVOLUCIONÁRIO SEM CAUSA RÁRÁRÁ. VAI PROCURAR TRABALHO NÃO ESPERA PELA PREFEITURA NÃO ELA TÁ CHEIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente quem comentou não conhece Fernando Matos, ou ate acha que conhece. Ao contrario do que se pensa, o dono desses causos é estudante de Psicologia 7° sem, professor de banca, professor da EBD dos Jovens,vendedor de livros, editor comissionado do site Na Ideia.Net AdSense(google).
      Inclusive, se quiser comprar um livro na minha mão, tenho a partir de R$ 20,00 ( Vinte reais ). Ler é muito bom, nos ajuda também na escrita, faz com que o sujeito tenha sonhos, e o humilde e simples mesmo sem recursos tamanhos acredite neles.
      Embora você não mostrou a cara, mas quero te dizer que eu Fernando tenho personalidade e caráter. Em nenhuma de minhas edições criticas joguei a responsabilidade em outros pra que eu ficasse livre.
      O meu dever no Na ideia.Net, é informar com responsabilidade, seja de forma dinâmica, humorística ou fictícia.
      Quero que saiba que existe outros tipos de trabalho, se isso que faço não é trabalho, realmente, tem lugares em que vagabundo tem mais moral do que quem se esforça, trabalha e estuda.
      Amigo, vai conhecer a verdade primeiro. Se ela não te libertar é porque é submisso à mentira.
      Quero uma cidade mais justa, verdadeira, transparente, não quero ver mais o meu povo ir embora, e fico triste quando vejo uma minoria acreditando no que o sistema quer que acredite; que a cidadezinha não tem condições disso ou daquilo, mas os recursos vem em abundância.
      Você sabia que tem muitos recebendo sem trabalhar? Será que você é um desses?
      Ainda serei um Professor de Universidade e profissional da Psicologia da Publicidade e Propaganda. Esse sonho a viúva não pode me dar e por isso não tenho interesse.
      Só pra lembrar: Você já escutou Edson Gomes? Se ainda não, procure aquela musica " LINDA", DEMOCRACIA VEM LIBERTAR ESSE POVO BRASILEIRO, VEM LIBERTAR, VEM LIBERTAR... ...PRISIONEIRA...
      Amigo, isso não é politicagem, é um sonho a se realizar!

      Excluir