sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CONSELHEIROS DO FUNDEB SÃO CONVOCADOS POR TELEFONE PARA APRECIAR AS CONTAS DE 2014 DA PREFEITURA DE ITAPITANGA

Secretária Municipal de Educação de Itapitanga-Ba(Foto: Divulgação)
Entra ano, sai ano e é sempre a mesma irresponsabilidade quando se trata da transparência na disponibilização das contas públicas da prefeitura de Itapitanga para apreciação dos Conselhos de Controle Social. Mais uma vez, a situação se repetiu nesta sexta-feira(16), onde os Conselheiros do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica-FUNDEB, foram chamados às pressas - e por telefone mesmo,  sem a mínima antecedência exigível - para reunirem-se, com o propósito de votar as contas anual da aplicação dos recursos do FUNDEB refente ao exercício de 2014 - que já deveria ter sido colocada à disposição do Conselho no final de março deste ano, conforme recomenda a legislação - para ser enviada ao Tribunal de Contas dos Municípios-TCM para julgamento, após sessenta dias de disponibilidade pública. Pasmem! Mais uma vez, não cumpriram com a obrigação. Por isso que o TCM mandou cobrar na notificação anual que antecede ao julgamento das contas do gestor.
Por telefone, o Assessor Técnico da Secretaria de Educação, Presidente do Conselho Municipal de Educação-CME e Membro do Conselho FUNDEB,, José Ronaldo Pereira, disparava ligações clamando desesperadamente para que os membros do Conselho comparecessem às pressas para a intempestiva reunião na Secretaria de Educação. mesmo sem avisar a pauta da reunião. Liga pra um, liga pra outra, enfim, consegui-se o quorum para a reunião.
Por volta das duas horas da tarde, reuniram-se os Conselheiros do FUNDEB na Secretaria de Educação para ouvir as justificativas da Controladora Interna da prefeitura, Cleidemara Rodrigues, expondo um rosário de dificuldades para justificar o injustificável, tanto no atraso, como no intempestivo agendamento da reunião. Mesmo sem apreciar ou ter acesso a nenhuma das pastas de processos de pagamentos - apenas balancetes contábeis - em cerca de trinta minutos, mais ou menos, conseguiu-se extrair da maioria dos Conselheiros presentes,um parecer pela aprovação das contas de 2014 do FUNDEB, por aclamação. Vale lembrar que em prol da transparência e da legalidade, o TCM, recomenda que junte ao Parecer do Conselho, a Ata da reunião devidamente assinada por todos os conselheiros presentes, relatando tudo que ocorreu na reunião de apreciação das contas, bem como, se houve ou não voto(s) em contrário. 
A composição do Conselho do Fundeb de Itapitanga estar respaldada na Lei Municipal N. 338/2007 que foi alterada pela Lei n. 383/2010 (Veja Aqui). Consultando o site do FNDE sobre a relação de Conselheiros do FUNDEB de Itapitanga, constata-se que a presidente do Conselho, a Sra. Leila Maria Gomes de Souza, que assumiu  a função de presidente do Conselho do FUNDEB, após a renuncia de Rita de Cassia Batista de Jesus - já algum tempo - não aparece como a nova presidente do Conselho, e sim, como vice-presidente (Consulte Aqui). Lamentavelmente, não fizeram a alteração ainda. 
Vale lembrar que Conselho do FUNDEB tem um papel importantíssimo na acompanhamento da aplicação dos recursos do Fundeb, como se pode constatar (Clicando Aqui).
Já dizia o saudoso ex-governador da Bahia, Octavio Mangabeira, em um dos seus momentos de indignação: "Pense num absurdo, na Bahia tem precedente."
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário