quarta-feira, 5 de setembro de 2018

DUAS ESCOLAS SE DESTACAM NA AVALIAÇÃO IDEB 2017: ESCOLA JOSÉ BATISTA E A LAURINDA FRAGA PIMENTEL

Escola José Batista tem melhor nota do IDEB no município (Foto: Facebook)
A divulgação dos dados do IDEB/2017, nesta segunda-feira(3), mostram que duas escolas da rede municipal de ensino de Itapitanga, conseguiram superar as metas deste indicador de qualidade de ensino no Brasil que é o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica para os anos iniciais do ensino fundamental. A Escola José Batista dos Santos teve um seu IDEB observado e obteve a média 6.5, enquanto o projetado é 4.3, superando em mais de cinqüenta por cento a média estabelecida. Essa nota do IDEB é considerada a maior nota que uma escola do município conseguiu obter até agora desde que as escolas da rede municipal passaram a ser submetidas ao IDEB.
Escola Laurinda F. Pimentel avança no IDEB  (Foto: Facebook)

A segunda melhor média entre as escolas da rede municipal, também referente aos anos iniciais do ensino fundamental, ficou por conta da Escola Laurinda Fraga Pimentel, que obteve a média 5.3, onde o projetado pelo IDEB era de 4.3. A Escola que não teve um bom desempenho do IDEB em 2015 (nota 2.9 e o projetado era 4.0) conseguiu avançar consideravelmente com a nota obtida esse ano (5.3).  A escola João Baldoino Filho que também foi avaliada, conseguiu atingir a sua meta obtendo a média 4.5, que é a mesma projetada para a escola. 
Das seis escolas que deveriam ser avaliadas ano passado, apenas quatro escolas foram submetidas à avaliação do IDEB em 2017. A Escola Ana Luiza Municipalizada e a Escola Antônio Theodoro, não aderiram a aplicação da Prova Brasil, que é um dos critérios de avaliação para as escolas do município, realizada a cada dois anos. Já a escola Teodora Maria dos Santos, que participou pela primeira vez da avaliação, obteve a média 3.0, porém, não houve média projetada apara 2017.
Vale lembrar que o Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
Graças a boa avaliação das séries inciais do ensino fundamental que o município obteve a média 4.3, ficando no sexto lugar entre os municípios que formam o litoral sul da Bahia.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário