segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

UM TÍTULO DE CIDADÃO ITAPITANGUENSE

Joel Fernando

Se tem uma coisa que me deixa indignado na vida pública é a ingratidão.Infelizmente, nos deparamos muito com atitudes de ingratidão nesse molvedício meio. Entretanto, quero me referir mais precisamente à nossa Itapitanga, onde muitos políticos entre eles, deputados, prefeitos, vereadores, lideranças e colaboradores sociais que por aqui passaram e deixaram muitas lembranças e legados inesquecíveis - pelo menos para os que ainda tem memória política, posso citar alguns deles(as)  em memória, que ainda me lembro: Frei José Maria(o nosso maior benfeitor, na minha opinião!),  a Professora Laurinda Fraga Pimentel(exemplo de dedicação e amor à educação), ex-prefeito, Vicente Possidônio  Esteves(abriu o Bairro Tancredo Neves, trouxe telefonia para Itapitanga, calçou ruas que eram consideradas quase impossíveis de calçá-las. Quantas pessoas ele serviu!) e Lourival David dos Santos, (ex-prefeito, que tanto fez pela nossa cidade). Qual o título que um deles  recebeu em vida? Nenhum. Tudo culpa nossa mesmo, pois, nos deixamos sempre contaminar pelo vírus da politicagem e, movido pelo revanchismo das disputas políticas travadas internamente,  somos incapazes de conceder tal reconhecimento a quem deu parte de sua vida em benefício de nossa comunidade.

E os que ainda divinamente, Deus concede-nos a sua convivência entre nós e que fizeram muito para o desenvolvimento de nossa cidade, receberam algum título? Claro que não! Posso citá-los sem receio algum: Juracy Magalhães Leal (um baluarte na sua juventude à frente do Centro Social), o ex-deputado Félix Mendonça(fiel procurador político dos interesses e intervenções grandiosas para beneficiar a nossa Itapitanga: Estrada Coaraci -Itapitanga, Àgua de Cafundó, Iluminação do Bairro Elias David entre outras), o ex-deputado Leur Lomanto(outro que usou seus oito mandatos em prol de nosso município e nunca teve uma justa homenagem) . 

Creio eu, que não tenhamos mais como prestar tal homenagem aos que nos deixaram e foram para um outro plano. Porém, resta-nos ao menos termos a devida consciência de entender que as questões políticas tem que ficar de lado. Afinal, é inegável tais benefícios que esse honrados(as) benfeitores fizeram em retribuição à nossa gente, ao obterem dela a confiança do voto.

Você deve está se perguntando: O que eu tenho haver com isso? Ora, tem o dito popular que diz: Ingratidão tira afeição. Portanto, a nossa comunidade precisa sim, ter consciência e memória para honrar os que de alguma forma ou gesto, beneficiaram o nosso município.

Essa é uma dívida moral que o Poder Legislativo municipal precisa saudar com essas personalidades ainda viva e outras que porventura deixei de mencioná-las, pois, cabe a câmara e particularmente ao edil a indicação do título de cidadão itapitanguense, àquele que mesmo não tendo nascido aqui, conseguiu enxergar além de seus limites para ir ao encontro do outro, na prática do bem social à cidade.
Comente Agora!

Um comentário:

  1. É meu caro Joel, você tem razão no teor de sua matéria, porém esqueceu de mencionar o nome do ex-prefeito Israel Mendonça, que foi em sua gestão que os maiores e melhores benefícios chegaram a nossa cidade.

    ResponderExcluir