O Senador Cristovam Buarque (PDT-DF) criticou os gastos do governo da presidente Dilma Rousseff com publicidade. O senador citou dados publicados nos jornais que apontam gastos de R$ 3,56 bilhões com publicidade em 2010 e 2011. Para o senador, o valor parece ainda mais alto se comparado ao que foi gasto na construção de creches, por exemplo.
- É um absurdo esse uso do orçamento em que se gasta 50 vezes mais em publicidade do que em creches. Eu não vou comparar com outros itens, mas também daria para comparar – afirmou o senador, ao informar que o valor gasto em creches no período foi de R$ 100 milhões.
Para Cristovam, os gastos com publicidade têm como objetivo passar a impressão de que o Brasil vai bem e disfarçar os problemas como a falta de creches, por exemplo
Em aparte, o senador Pedro Taques (PDT-MT) afirmou que o governo"parece sabonete, refrigerante ou cerveja", que precisam de propaganda. Para Taques, é preciso fazer propaganda institucional sobre saúde, educação e segurança, sem gastar o orçamento de "uma produtora de Hollywood”.
Campanha
No mesmo pronunciamento, Cristovam criticou a proposta de redução no tempo de campanha eleitoral. A mudança é uma das medidas que podem fazer parte do pacote de minirreforma eleitoral para 2014, que deve ser anunciado em breve pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. Para Cristovam, diminuir o tempo de campanha é uma forma de manter no poder os que já têm mandatos.
- Ao reduzir o tempo de campanha, estamos amarrando a democracia brasileira àqueles que já têm mandatos. Isso não é o que o povo quer. O povo quer exatamente o contrário. O povo quer é mudar a gente e colocar outros no lugar.
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