quarta-feira, 17 de junho de 2020

PROJETO DE NEGROMONTE JR. DEFINE REDE SOCIAL COMO ‘CULPADO SOLIDÁRIO’ NA CIRCULAÇÃO DE FAKE NEWS

O deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP) protocolou, no último dia 6 de junho, um Projeto de Lei que chamou atenção dos colegas do Congresso por coibir a propagação de notícias falsas, as famosas “Fake News” e que pode ser votado antes do recesso da Casa.
O projeto de Negromonte Jr. define o WhatsApp, Facebook, Instagram e YouTube como “culpados solidários” na circulação de fake news. No texto do projeto, todas essas plataformas serão corresponsáveis pela divulgação de uma notícia falsa.
Juridicamente, elas responderiam por ter sido o meio por onde uma notícia falsa foi veiculada. O deputado teve como consultor o advogado, Newton Dias, especializado em direito digital.
“O nosso maior objetivo é que a gente tenha uma internet justa com segurança jurídica e que essas plataformas e empresas priorizem a vida das pessoas e não apenas o lucro, caso contrário serão penalizadas solidariamente”, disse o parlamentar.
“O perfil investigado terá o prazo de 24 horas para apresentar contestação sobre a denúncia, que deverá ser analisada de maneira imparcial pelos provedores de aplicações de internet, respeitados os princípios do contraditório e da ampla defesa”, ressaltou.
“Além disso, acrescentamos o artigo 21-A para determinar que, nos procedimentos que visarem remoção ou redução do alcance de conteúdos ou perfis baseados em termos e políticas internas dos provedores de aplicações de internet, esses provedores ficam obrigados a informar tal fato prévia e imediatamente ao perfil investigado”.
“A informação deve ser clara e objetiva, mostrando quais as supostas violações das regras e políticas internas do aplicativo”, concluiu Negromonte.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário