quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PORTARIA AUTORIZA RECURSOS FINANCEIROS PARA AÇÕES DE COMBATE À DENGUE; ITAPITANGA ESTÁ NA RELAÇÃO

Incentivo financeiro para o combate à Dengue - Foto Ilustrativa
O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União -DOU, nesta quarta-feira(20), a Portaria que autoriza a liberação de 363 milhões de reais para e incentivo financeiro voltadas às ações de vigilância, prevenção e controle da dengue e endemias. Itapitanga será contemplada também com os recursos do Ministério e receberá R$ 16.798,64 para aplicar nas ações de combate a dengue no município (Veja Aqui).
A liberação dos recursos para incentivo às ações de combate a dengue, se deve ao levantamento feito pelo Ministério da Saúde, que apontou em um levantamento feito pela própria pasta, onde apontou  que, este ano, houve um crescimento de 96% de mortes causados pela dengue.  Foram registrados 573 óbitos contra 292 ocorridos em 2012. Rio de Janeiro é o estado que mais registrou óbitos por dengue. Além disso, outra pesquisa aponta que, este ano, foram feitas 1,4 milhão de notificações de casos prováveis de dengue no País em decorrência da circulação do sorotipo DENV 4 do vírus, que respondeu por 60% dos casos. O levantamento foi feito nos meses de outubro e no início de novembro.
De acordo com a Portaria, os recursos financeiros autorizados correspondem a 30% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância em Saúde. A transferência será feita de forma automática para os Fundos Estaduais e Municipais em parcela única.
Embora o município de Itapitanga não tenha registrados casos de surto dengue nesse ano - onde o combate é feito diariamente - os recursos servirão para ampliar e até mesmo, equipar melhorar as condições de trabalhos dos Agentes de Endemias.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário