terça-feira, 12 de novembro de 2013

SEMINÁRIO DEBATE CRIAÇÃO DE REGIÃO METROPOLITANA NO SUL DA BAHIA

Idealizado pela Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Prefeituras de Itabuna e Ilhéus e a Associação dos Municípios da Região Cacaueira – AMURC o Seminário Região Metropolitana Sul da Bahia, acontecerá nesta quarta-feira(13) em Ilhéus, o Seminário Região Metropolitana Sul da Bahia: Uma Proposta, que tem por objetivo iniciar o processo de discussão, em prol da criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, envolvendo as cidades de Itabuna e Ilhéus, além dos municípios circunvizinhos. O evento terá inicio às 8h30 e será terminará às 17h, no Centro de Convenções do Hotel Praia do Sol (Av. Tancredo Neves, s/n, Km 0, Rodovia Ilhéus – Itabuna. Bairro: São Francisco.
O Seminário será aberto pelo diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, e pelos outros dirigentes dos órgãos e entidades envolvidos, em seguida terá a palestra “Gestão de Regiões Metropolitanas”, ministrada por Marco Aurélio Costa, técnico de Planejamento e Pesquisa, e coordenador da Rede IPEA e do Projeto Governança Metropolitana no Brasil. Também pela manhã, acontece a palestra“Regiões Metropolitanas e as Funções Públicas de Interesse Comum”, do arquiteto e urbanista, especialista em Desenvolvimento Urbano, Jório José Carneiro Barretto Cruz. 
No período da tarde acontecerá a apresentação dos dois artigos do livro que será distribuído no Seminário, além de promover  uma série de debates sobre os temas apresentados.

Região Metropolitana: 

Uma Região Metropolitana é definida pelo agrupamento de municípios vizinhos, integrantes do mesmo complexo geoeconômico e social com características de conurbação,que possuam vínculos sócio-econômicos e deslocamento permanente da população entre as cidades por exigência de acesso a trabalho, educação, emprego e saúde, por exemplo.
De acordo, com o diretor – presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, a Região Sul da Bahia tornou-se um dos mais importantes centros de obras estruturantes do Estado. O novo complexo logístico produtivo do Sul: Ferrovia Oeste-Leste, Novo Porto Sul Bahia, Aeroporto Internacional e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a Universidade Federal do Sul da Bahia. O grande desafio da região será dimensionar os impactos desses novos investimentos.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário