domingo, 1 de outubro de 2017

1.800 AGÊNCIAS DE BANCOS POSTAIS DOS CORREIOS EM TODO O BRASIL PODERÃO SER FECHADAS

Os Correios analisam acabar com a atividade Banco Postal em quase duas mil agências em Municípios e Estados onde há obrigatoriedade legal de manutenção de vigilantes armados, por falta de recursos para arcar com os custos, principalmente em lojas deficitárias.Pelo planos dos Correios, cerca de 1,8 agencias postais deverão ser fechadas em todo o país. Pelo menos foi esse o debate travado na audiência Pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal, realizado no última terça-feira(26). Durante a audiência, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, disse que a empresa não tem como arcar com os custos, principalmente em lojas deficitárias. Ele reconheceu: “fechar significa destruir o comércio local, punir o aposentado, afetar brutalmente a economia. Temos consciência disso. E tomamos uma decisão doída, muito a contragosto”
A decisão dos Correios acabou provocando uma reunião no Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) nesta quinta-feira, 29 de setembro, onde o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sinalizou que o pagamento de mais de 137 mil aposentados e pensionistas será migrado para outras agências bancárias, com a confirmação do fechamento.
Em matéria desta sexta-feira(29), o jornal Valor Econômico divulgou dados do INSS repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Eles mostram que 1.231 pessoas terão que se dirigir a outro Município para conseguir sacar os benefícios. Os demais terão recursos depositados em agências mais próximas do Banco do Brasil, ou transferidos para outras instituições. Os beneficiários mais atingidos sãos os da Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará. 
A matéria intitulada Banco Postal fecha 1.800 agências e afeta saque de benefícios de 137 mil aposentados diz que a decisão dos Correios fará o Banco do Brasil transferir o pagamento de 81,2 mil beneficiários para outros bancos. Outras 56,7 mil passarão a receber o benefício nas agências do banco estatal. A migração dos benefícios para outras agências bancárias já foi integralmente feita, segundo o INSS. A medida, certamente, irá empobrecer ainda mais essas localidades e agravar a crise financeira enfrentada. Transferir o pagamento para outro Município, fará com que os beneficiários consumam produtos em outros locais prejudicando a economia de cidades menores. Além de injetar mais dinheiro nos grandes centros, a medida vai obrigar a população a se deslocar quilômetros para promover os saques. Dos 2700 municípios do nordeste, 927 não possuem agências bancárias.Segundo os Correios, das 6.045 unidades dos Correios com serviço de banco postal, 5.062 dão prejuízo. 
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário