quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O LIXO NO LUGAR ERRADO

Despósito do Lixo urbano de Itapitanga, na estrada que liga a região do Pontal do Sul
Segundo a Organização das Nações Unidas-ONU, o Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo por dia - número inferior aos EUA(607 t/dia), mas bem superior aos países europeus. Em Itapitanga, como nas demais cidades do nosso porte, principalmente na Bahia, a situação do lixo urbano é um dos principais desafios da gestão pública, neste milênio.São poucas as prefeituras que possuem equipes e políticas públicas específicas para o lixo. Quando ele não  é tratado, constitue-se num sério problema sanitário, pois expõe as pessoas a várias(diarréia, amebíose e parasitose), além de contaminar o solo, as águas e os lençois freáticos.
O depósito de lixo de Itapitanga por muitos anos foi às margens do Rio Pontal do Norte, na estrada que liga Itapitanga à Cafundó. Foi um crime aceitarmos por anos  e anos aquele local como depósito do lixo. Levamos o nosso único rio que banha a nossa cidade à UTI - hoje quase morto, devido a poluição causada, somados aos esgotos que nele despejam agredindo-o diariamente. Posso até questionar: Quem se arriscaria a tomar um banho no rio Pontal do Norte?
Foto do Lixão de Itapitanga
A atual administração, enfim, teve a iniciativa de rancar das margens o lixão que estava matando aos poucos nosso rio Pontal do Norte. Até aí tudo bem! Porém, o novo local destinado ao depósito de lixo(na estrada que liga a fazenda do saudoso Edgar David),vem promovendo outro verdadeira crime ambiental com a uma represa que fica pouco metros abaixo do lixão, contaminando a água que muitos animais bebem ali.
Sabe-se muito bem que um aterro sanitário custa muito caro aos cofres públicos municipal, entretanto, há de debruçarmos sobre essa situação a qual incomada-nos e muito, pois os estragos causados à natureza e consequentemente à saúde de nossa gente são imensuráveis. 
Portanto, não é tarde ainda, para que seja reavaliado o local onde encontra-se o depósito de lixo de  Itapitanga. 
Não bastasse ainda, presenciarmos na foto acima um pai de família recolhendo, sabe-se lá o que, para gerar-lhe alguma renda para sua sobrevivência, certamente.
Façamos alguma coisa agora, para não sermos penalizados amanhã!
Comente Agora!

Um comentário:

  1. O local não é realmente o melhor, só que é o único que o município dispôe, houve um projeto, o mesmo foi aprovado pelo Ministerio Público, só que esse projeto ficou no papel, o local estar sendo utilizado como aterro simplificado sanitário de forma errada e sem licença ambiental

    ResponderExcluir