quarta-feira, 17 de junho de 2015

SECRETÁRIO ELOGIA O PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE JOEL FERNANDO NA CONDUÇÃO DA VOTAÇÃO DO PME

O Secretário de Administração Juarez Carlos, ouvia atentamento pela Rádio Pontal FM, a sessão plenária da Câmara de Vereadores realizada ontem, terça-feira(16), onde na pauta, estava a principal matéria da noite, o Plano Municipal de Educação -PME -2015-2025. E na discussão da Meta 20 do PME, determinava que o município deveria investir em educação nos próximos quatro anos, no mínimo trinta por cento e, nos anos seguintes, até o final do plano, trinta e cinco por cento das receitas correntes e receitas próprias . Advertido pelo Presidente da Câmara, Joel Fernando quando o projeto deu entrada na casa, que esses percentuais seriam quase que impossíveis de cumpri-los, devido aos percentuais aplicados nos últimos anos pelos ex-gestores, o prefeito, também, considerou que não deveria ser feita uma avaliação mais detalhada junto aos seus assessores da área técnica da contabilidade. Levantou-se aí, uma discussão sobre quais os percentuais que poderiam estar dentro da realidade econômica para que a prefeitura pudesse honrar tais investimento na educação.
O Conselho Municipal de Educação-CME, encaminhou um Parecer ao Legislativo recomendando a alteração da Meta, de 30% pra 25% e de 35% para 27% nos anos finais do PME.
Durante a discussão travada sobre a emenda apresentada pelos vereadores Laurêncio Barreto, Neilton Nascimento e Antonio Carlos - que seguiram a recomendação do CME, o Presidente Joel Fernando deixou bem claro no seu pronunciamento:"Não é pelo fato de ser oposição ao atual governo municipal, que isso me dá o direito de querer o pior para administração ou para o meu município. Sei da importância dos investimentos em educação, mas, sei que será impossível qualquer gestor cumprir com esses índices." advertiu. Joel ainda fez questão de frisar," fazer oposição tem que ter responsabilidade também, e eu não fui eleito pra fazer oposição irresponsável não. Votar do jeito que está a Meta 20, amanhã um de nós poderá ser o prefeito e não conseguirá cumprir", lembrou. E em seguida, indagou: " Como ficará se um de nós que temos pretensões políticas de chegar a ser prefeito e não conseguir cumprir com o que nós mesmo votamos? Iremos provar do que votamos, então. Não é isso que eu quero pra mim, e nem para os futuros gestores", justificou o seu posicionamento. O presidente ainda lembrou que uma Comissão de Avaliação e Acompanhamento das metas e execução das estratégias deverá se reunir daqui há dois anos para avaliar o cumprimento do PME.
O pronunciamento sincero e ético, chamou à atenção do secretário de Administração, Juarez Carlos, que, mesmo sabendo que Joel Fernando é da oposição, teve a responsabilidade de pensar no município ao não comprometer a vida dos gestores futuramente.
A Emenda recomendada pelo CME foi aprovada  por cinco votos a três. O PME foi aprovado e já foi encaminhado a redação final para o prefeito sancionar e publicar.
Comente Agora!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário