quinta-feira, 22 de maio de 2014

IBOPE DIZ QUE DILMA VENCERIA NO PRIMEIRO TURNO

A mais nova pesquisa sobre a corrida presidencial feita pelo IBOPE, teve o resultado dos números vazados. Portanto foi antecipada para hoje meio dia os números oficiais. De acordo com Instituto, a presidente Dilma Rousseff venceria a eleição em primeiro turno. Diferentemente das pesquisas Datafolha e Sensus, que apontaram segundo turno, o levantamento do instituto mostra a candidata do PT com 40% das intenções de voto, contra 20% do pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, e 11% de Eduardo Campos, do PSB.
O crescimento dos adversários foi significativo na pesquisa de maio, ante a última, divulgada em abril. Nos dois levantamentos anteriores do instituto, a petista tinha 40% em março e 37% em abril; o tucano apresentou 13% em março e 14% em abril; Campos, 6% em março e em abril; e Pastor Everaldo, 3% em março e 2% em abril. Na pesquisa divulgada nesta quinta, os nove pré-candidatos a presidente da República – à exceção de Dilma – somam 36% das intenções de voto. Com 1%, aparecem Eduardo Jorge (PV) e José Maria (PSTU). Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL) não pontuaram. Brancos e nulos são 14%, enquanto 10% dos entrevistados não sabem em que votarão ou não responderam. Foram ouvidos 2.002 eleitores em 140 municípios, entre os últimos dias 15 e 19 de maio. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
A pesquisa apontou forte queda, de 37% para 24%, na parcela de votos brancos, nulos e indecisos, antes no patamar mais alto da história recente. A explicação é o período de inserções partidárias no rádio e na TV. O PT apresentou programa que fez referência aos "fantasmas do passado", e o PSDB também exibiu, no dia 17 de abril, um filme de dez minutos.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário