É possível o homem andar 2,6 milhões de quilômetros de bicicleta mundo afora? José Ferreira da Silva, 57 anos, baiano de Feira de Santana, garante que sim. Pedalando ele desafia a natureza e diz que já esteve em seis países da América do Sul, além do Brasil. De volta ao território nacional, Ferreira foi encontrado pela reportagem na manhã de sábado passado na estrada que dá acesso a Serra Talhada, procedente de Afoga dosda Ingazeira, onde cumpriu, segundo ele, “mais uma missão de paz”, dando seu testemunho na missa da catedral.
José Ferreira da Silva é o “Peregrino Missionário da Paz”, conforme estampa um cartaz na parte dianteira da sua bicicleta que pedala o mundo. Para quem acha que se trata de um grande mentiroso ou um desses loucos que aparecem perdidos pelas estradas sem rumo, ele exibe seu baú que leva a tiracolo com documentos e fotos que comprovam a sua passagem e a sua história por centenas de lugares do Brasil e do mundo.
E qual a razão de tamanha aventura? Há 12 anos per correndo o mundo, assegura que cumpre uma missão: pagar uma promessa feita a Nossa Senhora por ocasião de uma queda sofrida por seu pai (Humberto), que quebrou a bacia ao despencar do quinto andar de um prédio. “Prometi a Deus e a Nossa Senhora que se o meu pai voltas se a andar eu iria viajar pelo mundo durante 17 anos em cima de uma bicicleta. Já cumpri 12, restam somente cinco. Nesses 12 anos todos foram na América, fiquei seis nas Américas do Sul e Central, e os outros seis na América do Norte, para onde irei na próxima semana”, conta.
“Faço isso”, acrescenta, “por amor, amor a Deus, a Nossa Senhora e ao meu pai, que está com 87 anos”. José Ferreira garante que em 12 anos nunca sofreu um acidente, nunca teve um problema de saúde e que está com disposição de um gigante para cumprir a sua sina de pedalar por mais cinco anos seguidos. “Vou cumprir a minha promessa”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário