sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A RESSACA DO PRIMEIRO TURNO E A DISPUTA NO SEGUNDO

É notório o estrago e a ressaca política feita na vontade de Dilma e dos petistas orgânicos mais impolgados, em não vê concretizado o que todos os institutos anunciavam, quanto a vitória  da candidata petista já no primeiro turno. Alguns analistas atribuem a virada de mesa "o segundo turno" ao desempenho da candidata Marina Silva (PV), que surpreendeu mais do que poderia e fcou bem acima da média , com seus quase 20 milhões de votos. Já outros gurus da análise política contemporânea, creditam a que disputa do segundo, só tornou-se realidade no cenário quase que impossível para tal, ao sapato alto calçado por Lula e seguido pelos pés de Dilma, em achar que a eleição já estava liquidada no primeiro turno, além da guerra travada no mundo sem lei que é a internet, semeando calúnia e alimentando temas polêmicos e inconcebíveis para uma sociedade ainda muito conservadora como a nossa. É caso da legalização do aborto e a união entre gays, lésbicas e outras tantas, polêmicas.
Os institutos de pesquisas esqueçaram, certamente, de reservar um percentual de eleitores que não compareceriam às urnas "abstenção", sendo aqui no nordeste o maior número delas, que viria a oxigenar ainda mais a chama da disputa ser levada para o segundo turno.É fato e não podemos esconder. O que é velado dessa disputa no segundo turno é que Dilma tenta, pelo menos até agora e nao conseguiu demonstrar a alegria que estampava no seu rosto quando exibia na disputa no primeiro turno. Olha que Lula já percebeu isso também e tenta passar um outra imagem para não desmotivá-la e por tabela atingir a todos.
O que reconforta no histórico estatístico da disputa no segundo round "turno" é saber que, quem saiu na frente sempre venceu às eleições (Color -1989;Lula-2002 e Lula 2006). Portanto, Dilma ainda tem uma larga vantagem e se assim souber administrar levará a vitória, mesmo tendo um candidato com ar de derrotado no prmeiro turno e demonstrando muita alegria e vontade de vencer uma eleição que já não havia mais esperança para ele, é caso do ex-governador e candidato tucano José Serra(PSDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário