sábado, 13 de outubro de 2012

O AVANÇO DO PT NA BAHIA

 João Pedro Pitombo - A Tarde

As eleições municipais de 2012 consolidaram o PT como o partido com maior patrimônio de votos na Bahia. Após disputar 219 prefeituras, os petistas conquistaram um espólio de 1,8 milhão de votos nas majoritárias - o que representa 25% dos votos válidos registrados no Estado. Ou seja, um em cada quatro baianos votou num candidato do PT para prefeito.O espólio representa um crescimento de 100% na votação do partido comparado às eleições de 2004, quando o PT ainda não havia sido eleito para o governo baiano, mas obteve 923 mil votos. "Esta votação é resultado de candidaturas competitivas e alianças consistentes", avalia o presidente do PT, Jonas Paulo.
O desempenho do PT, contudo, ainda é inferior que o do PFL há oito anos, quando o partido ainda comandava o governo baiano. Na época, o hoje Democratas teve 2,0 milhões de votos, quando disputou 275 prefeituras.
Mesmo disputando dez vezes menos prefeituras do que há oito anos - este ano foram apenas 29 - o DEM foi o segundo partido mais votado da Bahia. Impulsionado pelas eleições em Salvador e Feira de Santana, o partido teve 862 mil votos. Em relação às eleições de 2008, o partido teve uma queda de 14% na quantidade de votos.
Leia a matéria completa aqui.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário