segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DETRAN E SSP IMPLANTAM TALONÁRIO ELETRÔNICO DE AUTUAÇÃO EM TODO O ESTADO

Com o objetivo de modernizar o sistema de Autuação de Infrações de Trânsito (AIT), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), implantou em todo o estado o módulo de talonário eletrônico de infração, substituindo o antigo, de papel, que precisava ser preenchido à mão.
Para isso, o Detran-BA adquiriu 300 smartphones Blackberry com pacote de dados para uso do talonário, que serão utilizados pela Policia Militar, por meio do Batalhão Rodoviário, Esquadrão de Motociclistas Águia e também em cidades onde a PM ainda atua na fiscalização de trânsito.
A nova tecnologia possibilita que as informações sejam transmitidas em tempo real, evitando nulidade da autuação por perda do prazo legal ou por inconsistência dos dados. Também evita o cometimento de erros na hora do preenchimento, que possam prejudicar o proprietário ou condutor do veículo que não cometeu a infração de trânsito.
O propósito é tornar ainda mais eficiente a fiscalização de trânsito, permitindo que, no momento da abordagem, o policial militar tenha acesso ao banco de dados do Detran-BA, fotografe o veículo para comprovação do cometimento da infração e também possa conferir - ainda no local - os dados do condutor e do veículo, principalmente em relação aos casos de clonagem.
"O módulo vai gerar economia de recursos, já que não será preciso gastar com a impressão de talões e transporte para entregar as multas ao Detran, e de tempo porque as multas irão automaticamente para o banco de dados, sem precisar que um servidor transfira do papel para o virtual", explica Genésio Luide, assessor técnico do Detran-Ba. O aplicativo também evitará que as multas sejam perdidas pelo descumprimento do prazo para cadastro no sistema, que é de 30 dias.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário