quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

MONITORE SEUS CANDIDATOS

O Estado é composto por cidadãos, e como tal tem o direito a exercer a cidadania, ou seja, exercer seus direitos e deveres diante do Estado. Inclusive o direito de participar da vida política.
O problema é que para a maioria a participação da vida política se limita a comparecer as urnas de 2 em 2 anos, (e reclamar sentado da corrupção no intervalo).
Mas nossa obrigação não para por ai. Temos que monitorar e cobrar o que os eleitos estão fazendo. Aliás, todo mundo não reclama que político promete, promete, promete e não cumpre? Mas quantas vezes você cobrou as promessas que ele fez?
Se você não faz sua obrigação de cobrar (sim, é obrigação de todos cobrar), não pode ficar reclamando que os políticos não cumprem com as suas obrigações.
Somente com a fiscalização da sociedade é que a política brasileira poderá ter qualidade algum dia. Aliás, foi dessa fiscalização que surgiu a Lei Ficha Limpa, e muito mais, somente por causa do apelo social é que os Tribunais julgaram pela validade da Lei da Ficha Limpa já nas Eleições de 2010 - mesmo estando sob a apreciação do STF ainda. A sociedade quando cobra pode fazer qualquer coisa, pois os políticos sabem que naquele momento estão sendo vigiados e não vão querer perder votos.
Como colocar essa cobrança em prática:
1º - Pegue os panfletos, entre nos sites dos candidatos eleitos e verifiquem todas as promessas que fizeram.
2º - Pegue os telefones, endereços e e-mail de contato nos sites dos próprios candidatos ou dos órgãos para o qual foram eleitos. Por exemplo, a Câmara dos Deputados disponibiliza um arquivo Excel com a relação de todos os Deputados Federais e seus contatos: http://www2.camara.gov.br/deputados/pesquisa
3º - De tempos em tempos, mande um e-mail simples dizendo algo do tipo “Já se passaram ____ meses desde que você foi eleito, e até agora não vi nenhuma promessa sua sendo cumprida”.
4º - No caso de Deputados e Senadores, fique atento aos projetos de lei que são votados, e como eles votam, e cobre, critique, questione, porque votaram assim ou assado, ou como votarão nos próximos. Graças a Internet tudo está cada vez mais transparente, tem todos os projetos de lei e votos nos sites das casas legislativas.
Com isso, você saberá como foi o desempenho do seu candidato, e se ele é digno do seu voto ou não para as próximas eleições.
Outros meios eficazes de cobrança: junte o seu grupo social (empregados da mesma categoria, igreja, comunidade, condomínio, clube, escola, faculdade, etc). Analise a proposta de todos os candidatos. Escolha aquele que mais atenda as necessidades do seu grupo. Convide-o para esclarecer as propostas e dizer o que pode fazer por seu grupo. Se concordarem com suas propostas digam que votarão nele, mas que será cobrado. Depois de eleito, de 6 em 6 meses bata na porta do gabinete dele e questione o que ele fez daquilo que prometeu. Daqui a 2 ou 4 anos quando ele for pedir o voto de vocês novamente e vir com desculpas, digam: sinto muito, mas seu desempenho foi insatisfatório, vamos tentar com outro candidato agora.
Quando perceberem que se não trabalharem, não serão eleitos, isso será uma revolução política. Mude, mas mude pra melhor. Com  alguém preparado e que tenha competência para inovar e renovar.
Ah, e por favor não vote com o pensamento do tipo, “ele é ruim, mas todos são”! Se ele é ruim, mude, mudou pra outro ruim? mude de novo, continua ruim? mude de novo, até eles perceberem que não serão reeleitos a menos que sejam bons. (cenas do próximo post). Do VaiQMuda

Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário