domingo, 27 de maio de 2018

ATO DE LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE LULA EM SALVADOR

Conforme previsto, o Partido dos Trabalhadores oficializou neste domingo (27) o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o candidato do partido à presidência da República, em atos por todo o Brasil. Mesmo com a paralisação dos caminhoneiros, que prejudica a mobilidade em diferentes pontos do estado por conta da falta de abastecimento de combustíveis, o PT realizou, somente na Bahia, o evento simbólico em pelo menos 30 municípios diferentes. Em Salvador, o presidente do PT da Bahia, Everaldo Anunciação, explicou “que a Constituição prevê a suspensão dos direitos políticos de qualquer pessoa somente após o trânsito em julgado da decisão penal condenatória, o que não é o caso do ex-presidente Lula”.
Ele ressalta que a Lei da Ficha Limpa não impede que o ex-presidente participe do processo eleitoral, ainda que sub júdice, enquanto houver possibilidade de recursos plausíveis para instâncias superiores. ”Então, o PT pode registrar o Lula como candidato, mesmo que ele esteja preso”. Everaldo entende que todos os partidos têm direito a lançar candidaturas, mas o PT “buscará sempre a unidade”. 
O ex-presidente da Petrobras, coordenador da campanha de Lula presidente 2018, José Sérgio Gabrielli, entende que o movimento dos caminhoneiros, “que tem seus problemas internos, é legítimo de resistência contra o aumento do diesel que está absurdo”. 
Ele denuncia que o governo decidiu fatiar a Petrobras, vender as refinarias e, para atrair compradores, precisou aumentar os preços e aumentar as importações para dar garantias aos potenciais compradores. 
Gabrielli afirma que é uma política equivocada, “pois o que temos que fazer é ampliar a capacidade de utilização das refinarias que estão funcionando abaixo de 60% e fazer com que o país produza mais derivados, garantindo uma relação entre o preço doméstico e o tradicional. 
Para Gabrielli, não é preciso ajustar o preço do diesel todos os dias, como vem sendo feito, isto mostra uma incapacidade de solução que interessa ao povo. Ele enfatiza que esta solução só interessa aos acionistas da Petrobras. 
O próximo passo do PT agora será registrar a candidatura de Lula até o dia 15 de agosto, dentro do que diz a lei eleitoral. 
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário