A Presidenta da Associação da Cultura Afro-brasileira de Itapitanga - ACABI e Matriarca da comunidade Tradicional Bantu: Unzó Kuna Nkisi Tombensi Mululu, Mametu Kaumbelê, popularmente conhecida como Mãe Célia, participou da IV edição do Encontro Internacional da Cultura Bantu, ocorrido nos dias 4, 5 e 6 de maio de 2018, no Memorial da América Latina em São Paulo, Capital. Na mesma oportunidade o ILABANTU fez uma importante homenagem a Mametu Kaumbelê (Mãe Célia) por preservar o patrimônio histórico e religioso do povo Bantu na cidade de Itapitanga-BA.
Na oportunidade esteve presente também o Jovem Advogado e Muzenza do Unzó Kuna Nkisi Tombensi Mululu, Wicson Nunes (Kafunguirá), que também é Secretário da ACABI. Além disso o jovem Muzenza foi incumbido de Coordenar a juventude do ILABANTU (Instituto Latino Americano de Tradições Bantu).
Além disso o evento serviu como um espaço para discutir a revalorização das Tradições Bantu no Brasil onde contou com a participação de autoridades brasileiras e africanas.
A Associação da Cultura Afro-brasileira de Itapitanga - ACABI tem um papel importantíssimo na preservação da cultura de matrizes africanas no município, onde a Matriarca Mãe Célia tem promovido várias atividades que intercalam-se com a defesa e preservação também da cultura religiosa.
Comente Agora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário