domingo, 2 de dezembro de 2018

FAKE NEWS: VÍDEO DE RUI SOBRE CORTE DE 40% DO SALÁRIO DE SERVIDOR E APOSENTADO É MONTAGEM

Circula nas redes sociais um vídeo em que o governador Rui Costa (PT) afirma que irá cortar 40% dos salários dos servidores públicos e aposentados. O vídeo, no entanto, trata-se de uma montagem baseada em uma declaração do petista sobre as reformas econômicas e administrativas que serão feitas em sua gestão.
A frase em que o chefe do Executivo fala do "corte de 40% dos salários" faz referência à situação de Portugal, que adotou essa medida devido à crise financeira. No decorrer da mensagem, o governador explica sobre o projeto enviado à AL-BA para elevar a alíquota previdenciária de 12% para 14%. No mesmo vídeo, Rui trata do projeto que altera o teto salarial do servidor público, evitando o efeito cascata do aumento dos magistrados. Ambos os projetos foram enviados à AL-BA e devem ser votados nesta semana. 
O governador postou o vídeo original há três dias em suas redes sociais, como Instagram e Facebook. O vídeo que viralizou no WhatsApp tratando de corte de 40% no salário dos servidores e aposentados trata-se de fake news.
Confira as duas versões: 

Vídeo original: 

Abaixo, veja o vídeo com a montagem.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário