terça-feira, 21 de maio de 2019

ONU RECEBERÁ DENÚNCIA CONTRA GOVERNADOR DO RIO NESTA TERÇA-FEIRA

A Organização das Nações Unidas (ONU) receberá nesta terça-feira (21) a denúncia contra a política de segurança pública do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), formulada pela deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ). O documento será entregue ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos da ONU, em Genebra, e deverá ampliar a pressão para que relatores da entidade realizem missões para checar denúncias de violações de direitos humanos no Brasil. O governo Jair Bolsonaro, porém, vem negando a visita dos inspetores.
De acordo com o blog do jornalista Jamil Chade, Talíria Petrone deverá pedir que a ONU condene a política de segurança do governo fluminense que, segundo ela, é contrária a todos os acordos assumidos pelo Brasil sobre os direitos humanos. Ao todo, a parlamentar deverá apresentar dois documentos à ONU, um relatando as execuções sumárias e outro sobre discriminação racial.
Em maio, ela já havia denunciado Witzel à ONU e destacado que entre janeiro e maio deste ano 434 pessoas foram mortas durante ações policiais no Rio de Janeiro.
Ainda segundo o jornalista, "na ONU, relatores tem enviado cartas ao governo brasileiro solicitando a autorização para que missões sejam realizadas para examinar justamente questões como a política de segurança e o racismo". O Itamaraty, contudo, vem alegando que "outras solicitações de visitas já estavam sendo organizadas e que, portanto, alguns dos pedidos terão de ser adiados para 2020 ou 2021". Do Brasil 247
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário