Relatório divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira, 11, mostra que a rentabilidade dos bancos brasileiros terminou 2018 no maior patamar em sete anos. Chamado retorno sobre o patrimônio líquido do sistema bancário nacional chegou a 14,8% em dezembro do ano passado. Ao final de 2011 estava em 16,5%.
De acordo com o relatório do BC, o lucro líquido dos bancos somou R$ 98,5 bilhões no ano passado e, com isso, bateu recorde da série histórica, que começa em 1994.
O aumento da rentabilidade dos bancos brasileiros acontece em meio a uma economia estagnada, com o desemprego chegando a 13,1 milhões de pessoas. Além disso, o cenário é de juros elevados. Apesar da taxa Selic estar no menor patamar da história (6,5% ao ano), em algumas linhas de crédito, os juros são próximos de 300% ao ano.
A rentabilidade dos bancos em 2018 foi a mais alta em sete anos, voltando a níveis pré-crise, destacou o Banco Central nesta quinta-feira, mas a expectativa adiante é de estabilização do indicador, após os bancos terem cortado gordura em custos e diminuído despesas de provisão.
Em dezembro, o Retorno sobre o Patrimônio Líquido do sistema bancário alcançou 14,8 por cento, sobre 13,6 por cento um ano antes, no melhor fechamento anual desde 2011 (16,5 por cento), divulgou o BC em seu Relatório de Estabilidade Financeira, com dados do segundo semestre do ano passado.
Comente Agora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário