O trecho da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) entre Caetité e Ilhéus deve concedido à iniciativa privida até o final deste ano. Segundo dados divulgados na coluna Farol Econômico do Jornal Correio, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitou ao governo da Bahia informações adicionais a respeito da demanda, que já foram encaminhadas. O trecho chamado de Fiol I tem 537,2 quilômetros e já está com 76,2% das obras concluídas.
A principal função da ferrovia será escoar a produção de minério de Caetité até Ilhéus, onde é prevista a construção de um porto. O avanço nas obras animou a Bahia Mineração (Bamin), em Caetité. Segundo o Correio, além dos chineses, a Bamin tem chamado a atenção de outros grandes players do setor. Uma das empresas interessadas era a própria Vale. Representantes da empresa, inclusive, estiveram em Caetité e percorreram todo o traçado da Fiol.
No caso da empresa de mineração Vale, as conversas esfriaram após a tragédia em Brumadinho (MG), dias após a visita. Questionada a respeito do assunto, a Bamin respondeu através de sua assessoria de comunicação que tem recebido demonstrações de interesses de empresas, de diversas partes do mundo, mas que não pode comentar eventuais negociações em andamento por conta de cláusulas de confidencialidade.
Os outros dois trechos da Fiol ainda seguem sem previsão de concessão. A Fiol II, trecho de 485,4 quilômetros entre Caetité e Barreiras está com quase 30% das obras concluídas. Já a Fiol III, trecho que liga Barreiras à Ferrovia Norte Sul, ainda não saiu do papel. A conclusão destes trechos contribuirá para o escoamento de grãos da região Centro-Oeste do país.
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