quinta-feira, 25 de abril de 2019

JOEL FERNANDO PARTICIPA DA ABERTURA DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LDO

O vereador Joel Fernando(PCdoB), esteve presente na abertura da 5a Conferência Municipal de Saúde, realizada nesta quinta-feira(25), às 8 horas da manhã, no Centro de Referencia e Assistência Social – CRAS. Com o tema principal “Democracia e Saúde. Saúde como direito de todos” a Conferência de Saúde, contou com as presenças em peso dos servidores da área de saúde, do secretário da pasta, Mauricio Tarso, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, segmentos da sociedade civil e dos vereadores Joel Fernando (Membro), Rildes Magalhães ( Presidente da Comissão de Educação e Saúde da Câmara) e Gilson Machado(Membro).
Durante sua fala, o vereador Joel Fernando lembrou da importância de defender o Sistema Único de Saúde -SUS, que bem sofrendo sérios ataques no atual momento que país vem passando, precarizando ainda mais o seu financiamento, bem como, o retrocesso nas políticas públicas que estão sendo retiradas dos usuários. " Precisamos ter a coragem que o momento requer de sairmos na defesa do SUS, que é o maior plano de saúde pública do mundo. Não podemos nos calar. Não podemos aceitar pacificamente a ideia que o atual governo federal quer em desmontar o SUS para favorecer os planos de saúde privada" lembrou o vereador. Segundo o vereador, a Conferencia é um momento de propositura, onde a sociedade pode e dever participar apresentando suas sugestões.
Por volta das 10h15 o vereador Joel Fernando chegava à Câmara para acompanhar a Audiência Pública sobre as metas e prioridades da Administração Pública com a finalidade de elaborar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para vigorar durante o exercício financeiro de 2020.
Embora não houve um publico maior, o vereador Joel Fernando se juntou à vereadora Rildes Magalhães que também se fazia presente, bem como, o presidente de câmara, Fabrício de Jesus que também assistiram a apresentação do técnico da prefeitura sobre as metas da LDO.
De acordo com o que foi apresentado sobre a LDO, a margem de investimento da prefeitura sobre as receitas correntes liquidas previstas para serem arrecadadas em 2020, são mínimas. Pois ficou demonstrado a atual gestão ainda não conseguiu encontrar o equilíbrio fiscal entre as despesas e receitas arrecadadas. 
Na opinião do vereador, as queixas são as mesmas por parte dos gestores - falta de recursos -  mas é preciso rever os métodos de gestão atual, elegendo assim prioridades para atender melhor a população de forma que os recursos sejam aplicados com racionalidade nos seus gastos. "O desafio de quem se propõe a fazer uma gestão moderna e eficiente é fazer o máximo possível com o que se tem de recursos, mesmo que esses recursos sejam poucos" comentou.
Vale lembrar que a LDO já se encontra na Câmara de Vereadores para ser discutida, emendada -0 se houve inciativa dos vereadores - debatida e votada pelo edis da casa, para que possa virar lei municipal.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário