sábado, 9 de maio de 2020

BAHIA: GOVERNADOR ANUNCIA QUE O APLICATIVO PARA MONITORAR CORONAVÍRUS ESTÁ DISPONÍVEL PARA IOS

O aplicativo “Monitora Covid-19”, uma iniciativa do Governo do Estado e do Consórcio Nordeste, já está disponível para usuários do sistema operacional iOS (link direto: https://apple.co/3cjSo5x). Publicado na loja da Apple nesta sexta-feira (8), o App está acessível para quem tem Android desde o mês de abril. Com o “Monitora”, a população tem uma série de opções à sua disposição, como o atendimento remoto, monitoramento e acompanhamento dos cidadãos. Para localizá-lo, é preciso fazer a busca digitando “Monitora Covid” e fazer a seleção do aplicativo “Monitora Covid-19”, de cor azul, de autoria do “Consórcio Nordeste”. Usuários do Android também podem baixar acessando diretamente este link: https://bit.ly/2UYHR9L.
O governador Rui Costa pediu que todos baixem a ferramenta e ressaltou a importância de permitir que o aplicativo tenha acesso à localização dos usuários. “Vamos monitorar, em toda a Bahia e os outros estados do Nordeste vão fazer o mesmo, onde estão os casos suspeitos e quem apresenta sintomas. Além disso, vamos tirar as dúvidas das pessoas sobre a doença e as medidas tomadas pelo governo para combater o novo coronavírus. Nós queremos georeferenciar os casos na Bahia e em Salvador. Saber em que bairro ou em que cidade estão aparecendo mais casos, de modo a ter uma demonstração visual da realidade da doença em todo o território estadual”, explicou o governador.
Por meio do aplicativo, desenvolvido pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Saúde (Sesab), em parceria com a FESF-SUS, o internauta poderá acessar informação, segura e de qualidade, e ter o acompanhamento do seu estado de saúde. Além disso, serão solicitadas informações sobre a sua saúde e, caso seja identificado o risco, um médico entrará em contato em até 24 horas, pelo celular, orientando as medidas para o autocuidado, que devem ser adotadas no próprio domicílio, evitando que o paciente se dirija a uma unidade de saúde e se exponha sem que haja a real necessidade. Caso seja indicado, o médico informará qual o serviço de referência mais próximo.
O App foi programado para dar orientações e cuidados imediatos. O cidadão passará a ser monitorado em casa pelo aplicativo. O acesso à tecnologia é realizado por meio de um cadastro simples (nome, CPF, nome da mãe). O App possibilitará, também, acesso rápido a informações sobre a Covid-19, orientações sobre o isolamento social, serviços de saúde próximos e o acompanhamento do estado de saúde do paciente, além de um “converse conosco”.
De acordo com o Secretário Fabio Vilas Boas, a tecnologia do app está articulada ao Registro Eletrônico de Saúde e possibilita à equipe de monitoramento e à gestão do SUS um painel de controle que permitirá visualizar o tempo de quarentena que cada paciente está seguindo, dentre outras informações que servirão de base para tomada de decisões em saúde pública e de atendimento.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário