domingo, 24 de maio de 2020

BOLSONARO USOU FAKE NEWS PARA DENUNCIAR RUI COSTA, FÁBIO VILAS-BOAS, OTTO ALENCAR E ANGELO CORONEL A MORO

O presidente Jair Bolsonaro usou uma fake news para levar ao então ministro da Justiça Sergio Moro uma denúncia contra os adversários Rui Costa (PT), governador da Bahia, e os senadores Otto Alencar (PSD) e Angelo Coronel (PSD). Segundo a informação, a administração do Hospital Espanhol, reaberto para receber vítimas de Covid-19, foi entregue a uma empresa do filho de Otto. Já as refeições ficariam a cargo de uma empresa de Coronel, a um preço seis vezes maior que o normal. O texto chega a citar o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, mas com o sobrenome errado, “Dantas”.
O fato ocorreu antes da reunião ministerial do dia 22 de abril, em que Bolsonaro deixa clara sua vontade de interferir na Polícia Federal.
Em projeto de checagem de fatos recém-lançado, o governo chegou a desmentir o assunto. “É falsa a notícia de que reabertura do Hospital Espanhol, em Salvador, beneficiaria financeiramente a família do senador Otto Alencar. Além do senador, seu filho, o deputado federal Otto Filho, não possui qualquer relação com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), bem como nenhum de seus familiares, ou mesmo qualquer outra entidade de gestão na saúde que tenha participado da licitação para a reabertura do hospital. Otto Alencar acionou a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga os ataques cibernéticos, conhecida como CPI das Fake News, para identificar os responsáveis e também pediu a abertura de inquérito para investigar as notícias falsas, além de processos civil e criminal contra os infratores”, diz o texto da checagem.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário