segunda-feira, 20 de maio de 2013

ITAPITANGA: AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DEFLAGRAM CAMPANHA SALARIAL 2013

Reunião do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias
Os Agentes Comunitários de Saúde-ACS e Agentes Endemias-ACE da prefeitura de Itapitanga, reuniram-se na manhã dessa segunda-feira(20), no Estádio Lourão, onde aguardavam a presença do prefeito Joaquim Babo e assessores, para uma reunião que foi previamente agendada por ele, a fim discutirem a pauta de reivindicações da categoria, já entregue através de oficio, anteriormente. Só que o prefeito não compareceu à reunião, mandando o Secretário de Administração, Juarez Carlos, representá-lo, devido a outros compromissos, também já agendados. 
Insatisfeitos com a situação de trabalho, os ACS e ACE alegam que não dispõem das condições mínimas para o desempenho de suas funções, como fardamento adequado, balança, protetor solar e formulários para coletas de dados(estão tirando xerox). Dentre outras  reivindicações estão o Plano de Cargo e Salário da categoria, o repasse do recolhimento do INSS dos agentes, cumprimento do piso salarial de R$ 900,00 que é estabelecido pelo Ministério da Saúde, além do aumento dos valores pagos com insalubridade que hoje é de 10%  para 20% sobre os vencimentos, como gratificação. 
Após as colocações do Secretário Juarez Carlos, ficou agendada para a próxima terça-feira(28), a reunião com o prefeito e a  categoria, onde foi surgerido pelo vice-presidente do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, Josevaldo Gonçalves, a  criação de uma mesa de negociação entre governo e os Agentes Comunitários de Saúde-ACS e Agentes Endemias-ACE.
Segundo Josevaldo, caso o prefeito não manifeste nenhuma atitude para atender as reivindicações apresentadas, a categoria irá fazer uma paralisação de suas atividades para chamar à atenção do prefeito, da comunidade e de mais autoridades.  
Comente Agora!

2 comentários:

  1. KKKKKKKKKKK,A SE OS ACS TRABALHASSEM O MESMO TANTO QUE REVINDICAM SALÁRIO, APROVEITANDO O QUE É QUE FAZ UM ACS MESMO???

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante e pertinente sua colocação. Hoje em dia se você acessar a página inicial do google além dessa informação você terá mais algumas.Pelo visto como você não tem noção do que faz o ACS vai ai listado o nosso papel perante a sociedade :
    - Realizar mapeamento da área ;
    - Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro ;
    - Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco ;
    - Identificar áreas de risco;
    - Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário ;
    - Realizar, por meio de visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade;
    - Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre as situações das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em SITUAÇÃO DE RISCO;
    - Desenvolver á promoção da saúde e prevenção de doenças.
    Agora se infelizmente pessoas como você pensam pequeno dessa forma ,ignorando a função de um elo entre a comunidade e PSF , realmente sinto muito mesmo ! Somos unidos sim, lutamos por nossos direitos sim e acima de tudo somos uma classe UNIDA ! Por esses e outros pensamentos e infelizes comentário , é que realmente o Brasil não vai á frente . Enquanto as pessoas não se conscientizarem e aprenderem a prevenir antes de remediar continuaremos assim pensando como você, não valorizando uma classe que é de suma importância para o funcionamento e desenvolvimento satisfatório da Saúde pública !

    ResponderExcluir