sexta-feira, 19 de julho de 2019

‘PASSAR FOME NO BRASIL É UMA GRANDE MENTIRA’, DIZ BOLSONARO

Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa de Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro disse, na manhã desta sexta-feira (19), que não há fome no Brasil. Durante café da manhã com correspondentes de jornais internacionais, o chefe do Executivo destacou que “não se vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético”.
“O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”, disse o presidente.
Bolsonaro também criticou governos anteriores, que teriam associado a distribuição de riqueza à concessão de bolsas. Criaram, segundo ele, “um país das Bolsas”. O presidente afirmou, ainda, que só o conhecimento tira o cidadão da miséria e criticou o que chamou de “discurso populista” sobre a fome.
“Esses políticos que criticam a questão da fome no Brasil, no meu entender, tem que se preocupar, estudar um pouco mais as consequências disso. Falar que se passa fome no Brasil é discurso populista, tentando ganhar simpatia popular, nada além disso”, reprovou.
RECUOU
Após várias críticas nas redes sociais por afirmar no inicio da manhã desta sexta-feira, durante o café da manhã, que “passar fome no Brasil é uma grande mentira”, o presidente Jair Bolsonaro, falou no inicio da tarde, após sair de um vento que marcou o Dia Nacional do Futebol, que o problema da fome de fato existe no país.
“Olha, o brasileiro come mal. Alguns passam fome. Mas é inaceitável. Um país tão rico como o nosso, com terras agricultáveis, água em abundância, até o semi-árido nordestino tem uma precipitação pluviométrica maior do que Israel”, falou.
Bolsonaro se irritou, no entanto, com a insistência dos jornalistas em falar sobre o assunto.
“Ah, pelo amor de Deus, se for pra entrar em detalhe, em filigrana, eu vou embora. Eu não estou vendo nenhum magro aqui, tá certo? Temos problema alimentar no Brasil? Temos, mas não é culpa minha, vem de trás, estamos tentando resolver”, falou.
Em contrapartida, o Relatório do Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe 2018, divulgado em novembro do ano passado, apontou o crescimento da fome no Brasil. O estudo estimou que a desnutrição alcançou até 5,2 milhões de brasileiros entre 2015 e 2017.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário