quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

81 PESSOAS MORRERAM NO ANO PASSADO ATINGIDAS POR RAIOS, NO BRASIL


Oitenta e uma pessoas morreram no Brasil, em 2011, atingidas por raios. Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostra, ainda, que a maior parte das vítimas estava na região Norte. O estudo inédito também aponta que 80 por cento das mortes poderiam ser evitadas. Bastaria, apenas, um pouco mais de orientação às vítimas.
O órgão apurou que o maior número de mortes aconteceu em áreas sem ou com pouco acesso à TV ou à internet, onde as pessoas quase não têm informações sobre como se proteger dos raios. No Sudeste, por exemplo, a incidência de raios se manteve, mas o número de vítimas só cai, desde 2000.
Ano passado, a maior parte das vítimas morreu ao fazer serviços agrícolas ao ar livre, como cuidar do gado. E, principalmente no verão, quando tempestades acontecem a todo momento, a principal dica para se proteger dos raios, para que está na rua, é ficar dentro do carro, com portas e janelas fechadas, sem encostar na lataria.
Quem estiver em uma área aberta deve procurar abrigo em alguma construção, enquanto, em casa, a ordem é ficar longe de aparelhos que conduzem energia, como o telefone.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário