segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

DE QUEM É REALMENTE A CULPA PELA OMISSÃO DE NÃO TER CONTESTADO O IBGE?

Nos bastidores do governo todo mundo está se eximindo da culpa. Como o Procurador do município, Dr. Kitian Ribeiro não está presente para se defender, o ônus da responsabilidade está sobrando pra ele, por não ter dado o devido encaminhamento acerca da contestação contra a Resolução N. 7 de 30 de agosto de 2012 da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE, que estabeleceu a estimativa populacional de Itapitanga  em 10.181 habitantes para o ano de 2012. Os números apresentados pela Resolução revelaram que o município havia perdido 13 habitantes em relação a 2011. E por sete habitantes,   a Prefeitura de Itapitanga já vê a sua arrecadação reduzida em 150 mil reais logo nos dez primeiros dias de janeiro deste ano.   
Fugindo como o diabo foge da cruz, Nestor Gil garante que fez a parte dele ao informar ao Procurador dentro do prazo fixado pelo IBGE, acerca da Resolução. Como um fato parece está ligado a outro, quem esteve presente na Cerimônia de posse de Joaquim Babo na Câmara de Vereadores, ouviu muito bem, Dernival iniciar o seu último discurso como prefeito, desabafando:"Em primeiro lugar, quero pedir desculpas ao povo de Itapitanga pelos erros dos meus assessores em nossa administração". Será que ele sabia também desse grande erro de sua assessoria e decepcionado, não informou a Joaquim Babo?

A Chefe da Controladoria do município, Cleidemara Rodrigues que filtra todas as principais correspondências recebida na Prefeitura, será que teve conhecimento da Resolução do IBGE, e se teve, não sabia que o município iria perder recursos em 2013 se não providenciasse a contestação? 
Juarez Carlos que na época assumia a Secretaria de Planejamento, uma pasta de suma importância e tinha também essa atribuição, será que não teve conhecimento dos fatos?
Por estar à frente da fazenda municipal, o Secretário de Finanças, Fabrício Rodrigues, não poderia se dar ao luxo de não saber o que estava acontecendo e as consequências que recairiam sobre as finanças do município, como estão já recaindo. Será que ele não sabia também?      
Infelizmente, a Resolução que deu publicidade ao número de habitantes não foi contestada no prazo legal junto ao IBGE. A Prefeitura então perdeu o prazo que era de 20 dias. A sociedade tem o direito de saber o que realmente está acontecendo e por parte de quem foi a negligência que vai custar aos cofres público do município uma redução anual de 1,8 milhão de reais nos cofres da prefeitura, caso não seja revisto pelo IBGE ainda esse  ano, afinal prazo é dado pra se cumprir.
Comente Agora!

Um comentário: