sábado, 12 de dezembro de 2015

NOVO PORTAL TRANSPARÊNCIA BAHIA MELHORA ACESSO DO CIDADÃO ÀS CONTAS DO ESTADO

Agora ficou mais fácil acessar as contas do governo baiano na web. Já está no ar o novo portal Transparência Bahia, que teve o leiaute reformulado para atender às principais recomendações de navegabilidade na internet, reunidas no padrão de identidade digital do governo federal.
O site, que registra cerca de cinco mil visitas por mês, também adotou requisitos de acessibilidade, como a opção de alterar o contraste da tela e o menu na parte superior de todas as páginas, com atalhos de navegação padronizados. O layout, além disso, se adequa ao tamanho de telas de smartphones e tablets.
As alterações foram feitas de forma a facilitar a busca e a consulta aos dados financeiros do Estado, incluindo os números de receitas e despesas, gastos com educação, saúde, limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pagamentos feitos pelo Estado às empresas ou pessoas físicas fornecedoras ou prestadoras de serviço, convênios, compras públicas, entre outros tópicos. Um dos módulos mais acessados é o Senha Aberta, que apresenta todos os pagamentos feito pelo Estado.
Além de ter a compreensão facilitada pelo farto material ilustrativo, a exemplo de gráficos de receitas, despesas, transferências e previdência, o usuário dispõe de um glossário para aferir o significado dos principais termos da contabilidade pública presentes no site. O suporte didático é completado por um canal de perguntas e respostas.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário