quinta-feira, 19 de julho de 2018

PRODUTORES PEDEM QUE TEMER DECLARE ESTADO DE CALAMIDADE NA REGIÃO CACAUEIRA

O Instituto Pensar Cacau -IPC-, com sede na cidade de Ipiaú e presidido pelo produtor Dorcas Guimarães, vem dando importante contribuição na luta pelo soerguimento da lavoura cacaueira. Recentemente a diretoria da entidade foi recebida, em audiência no Palácio do Planalto, pelo Presidente da República, Michel Temer, ao qual expôs a situação caótica que atravessa a cacauicultura baiana e reivindicou que seja decretado estado de calamidade pública nesta região. Em um documento entregue ao presidente Michel Temer, a diretoria do IPC também propõe soluções para a questão do endividamento dos cacauicultores e que seja concedido à zona cacaueira os mesmos benefícios que a região do semi-árido vem recebendo.
Articulado pelo ex-ministro da Integração Nacional, João dos Reis Santana, atual presidente do MDB da Bahia e pré-candidato ao Governo do Estado, o encontro , no final da tarde do ultimo dia 10, prolongou-se por 55 minutos, oportunidade em que os produtores ressaltaram os malefícios decorrente da introdução criminosa da praga vassoura de bruxa, explicando ao Presidente da Republica que esse ato humano deliberado provocou quase 400 mil desempregos diretos e um êxodo rural que envolveu aproximadamente um milhão de pessoas. Em decorrência disso, a região que até a década de 1970, respondia por 60% da arrecadação estadual, experimenta atualmente um caos social e ambiental de consequências imprevisíveis.

Providências
O Presidente da República garantiu que entregará, pessoalmente ao Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o documento apresentado pelo IPC, e pedirá que a autoridade ministerial estude o caso, em situação de urgência urgentíssima, para adotar as medidas necessárias. Enquanto isso o instituto buscará meios de mobilizar os diversos setores da região na luta pelo soerguimento da cacauicultura. "A nossa luta não vai parar por aí, estaremos acompanhando o desenrolar da apreciação dos nossos justos pleitos e trabalhando para que todos os setores da nossa região encaminhem documentos ao Presidente da República, apoiando as reivindicações que, se atendidas, em muito vão minorar a triste situação vivida atualmente pela região cacaueira”, salientou o diretor institucional da entidade Ewerton Almeida. Além de Ewerton Almeida, participaram da audiência com o Presidente Temer, as seguintes pessoas: Dorcas Guimarães (presidente do IPC), Luis Henrique Uiaquim (diretor cientifico da entidade) e o presidente do MDB baiano, João dos Reis Santana. Giro Ipiaú.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário