quinta-feira, 26 de julho de 2018

SESAB REALIZA MUTIRÃO DE CIRURGIAS NO SUL DA BAHIA

O mutirão de cirurgias organizado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) terá continuidade pelo interior do estado com atendimentos nas cidades de Camacan e Ubaitaba, ambas da região sul, atingindo moradores de 22 municípios.
Em Camacan, os atendimentos serão nos dias 30 e 31 deste mês, no prédio da Cáritas, conhecida como antiga creche, localizado na praça Rui Barbosa. Moradores de Buerarema, Ibicaraí, Itaju do Colônia, Jussari, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória e São José da Vitória passarão pela triagem entre as 7h e 17h.
Para dinamizar o atendimento, os pacientes devem levar documentos de identificação, como carteira de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e exames com indicação de cirurgia.
“Todos passam por consulta com o médico-cirurgião e fazem exames pré-operatórios”, disse a enfermeira Rita de Cássia, destacando que ninguém é encaminhado para a cirurgia sem passar por este procedimento obrigatório.

Etapas
Os pacientes dos 22 municípios contemplados nesta etapa passarão por cirurgias no Hospital Regional Costa do Cacau em Ilhéus, realizadas por uma equipe do mutirão.
No ano passado, o programa somou cerca de 14 mil procedimentos cirúrgicos e, neste ano, já passou por cinco etapas em diferentes regiões da Bahia. Para adultos serão disponibilizados, nesta etapa, cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia, colecistectomia e tireoidectomia.
Para crianças entre 4 e 13 anos serão cirurgias de amigdalectomia com adenoide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; e retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).
“Com os mutirões é possível reduzir a demanda reprimida e melhorar a qualidade de vida destas pessoas”, afirmou o médico Cristiano Santos, acrescentando que as pessoas com necessidade de cirurgias eletivas “devem ficar atentas para os mutirões que estão programados para os próximos meses”.
Entre 2 e 4 de agosto, o programa estará em Ubaitaba atendendo, também, moradores de Itapitanga, Maraú, Itabuna, Itajuípe, Ubatã, Itapé, Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Coaraci, Floresta Azul, Gongogi e Ibirapitanga.
Ainda em agosto, o mutirão de cirurgias estará, de 6 a 7, em Santa Cruz Cabrália; de 9 a 11 em Eunápolis; 13 e 14 em Prado; de 16 a 18 em Medeiros Neto; 20 e 21 em Entre Rios; de 23 a 25 em Inhambupe; dias 27 e 28 em Marcionílio Souza; e dias 30 e 31 em Itaberaba, onde fica até 1º de setembro.
Para confirmar se está aprovado para o procedimento o paciente deve consultar a lista disponível no link www.saude.ba.gov.b/listaunica ou procurar a secretaria de saúde de sua cidade, que providencia o transporte até o local do mutirão de cirurgias.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário