A inauguração da Barragem Horácio Sodré, na localidade de Estiva, em Itapé, nesta quarta-feira (4), pelo governador Rui Costa, significa o fim do pesadelo da falta de água potável para mais de 220 mil moradores de Itabuna e outros 10 mil em Itapé. Uma parcela dessas pessoas acompanhou, na manhã de hoje, debaixo de forte sol, a entrega da obra prometida há mais três de décadas, mas que só começou a sair do papel em 2013.
Moradora do Bairro Mangabinha em Itabnuna, Arilma Dias conviveu com o drama da falta de água potável na década de 90 e nos anos de 2015 e 2016.conta que se recorda dos dois períodos mais críticos de abastecimento no município. “Tivemos que tomar banho de água salgada por muitos dias. Foi um período muito difícil que passamos e esperamos que nunca mais tenhamos que enfrentar algo parecido. Em 2016, foi muito difícil também, mas felizmente, conseguimos superar. Hoje, estamos aqui para acompanhar a inauguração da barragem”, afirmou Arilma.
Na construção da Barragem do Rio Colônia foram investidos R$ 111 milhões, dos quais 80 milhões do governo do estado e R$ 31 milhões da União. Durante a cerimônia de inauguração, o governador Rui Costa destacou que era uma obra esperada há anos e que não só assegura uma maior oferta de água em Itabuna e Itapé, mas também possibilitará regularização da vazão dos rios Salgado, Colônia e Cachoeira.
Rui Costa destacou ainda que as indenizações das áreas desapropriadas para a construção da barragem foram pagas. Ele reconheceu que o próximo problema a ser resolvido em Itabuna é a melhoria na rede de distribuição de água e estação de tratamento.
Com 21 metros de altura, a barragem ficará com as comportas abertas no período em que o volume de água foi maior. As comportas serão abertas serão abertas ou fechadas de acordo com a necessidade de abastecimento dos dois municípios. Em Itabuna, a captação para tratamento seguirá na Estação de Tratamento de Nova Ferradas.
Comente Agora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário