sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

VEREADOR APRESENTA INDICAÇÃO PARA PROTEGER OS JOVENS DO AVANÇO DAS DROGAS

A proliferação das drogas e a escalada da violência são dois dos maiores problemas que a sociedade contemporânea enfrenta hoje em quase todos os cantos do mundo. Preocupado com a situação do avanço das drogas no municipio, o vereador Joel Fernando(PCdoB), apresentou na sessão de abertura dos trabalhos legislativa de 2013 realizada na terça-feira(19), uma Indicação, no sentido de que a Secretaria Municipal de Educação, firme parceria através de Convênio de Prestação de Serviços ou similar, junto a 63a Companhia Independente de Polícia Militar em Coaraci-Ba ou através do 15o Batalhão de Polícia Militar em Itabuna, visando trazer para aos Alunos da Rede Pública de ensino do nosso município, as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que oferece atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas instituições de estabelecimento de ensino público.
Segundo o vereador, o PROERD é considerado um pograma de baixo custo, mas que tem um resultado muito proveitoso para conscientização do combate às drogas. " Esse pogram foi criado em 1994 e a Polícia Militar da Bahia tem dado uma grande contribuição na formação de nossas crianças ao aplicar as ações do Proerd", destacou. O vereador ainda disse que os custos são mínimos e acredita que o prefeito irá acatar a idnicação, pois, é vísivel que há um crescimento do número de jovens que são arrastados para o mundo das drogas no município. 
A  matéria foi aprovada por todos o vereadores e já foi encaminhada para a analise do prefeito Joeaquim Babo, para acatá-la ou não.  Leia a Indicação completa.
INDICAÇÃO


 Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal

O Vereador que esta subscreve requer que, após a tramitação regimental, seja encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Prefeito a seguinte indicação:
            Pede providências no sentido de que a Secretaria Municipal de Educação, firme parceria através de Convênio de Prestação de Serviços ou similar, junto a 63a Companhia Independente de Polícia Militar em Coaraci-Ba, ou através do 15o Batalhão de Polícia Militar em Itabuna, no sentido de trazer para aos Alunos da Rede Pública de ensino do nosso município, as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que oferece atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas instituições de ensino.de nos estabelecimentos de ensino público.

JUSTIFICATIVA: (...)

A proliferação drogas e a escalada da violência são dois dos maiores problemas que a sociedade contemporânea enfrenta hoje em quase todos os cantos do mundo. No Brasil notícias dessa ordem dominam as manchetes dos diversos meios de comunicação. Na Bahia, na nossa região e  particularmente até mesmo em nossa cidade (Itapitanga), não podemos esconder essa realidade. É fato.
O número de jovens que já ingressaram no mundo das drogas em nossa comunidade é assustador. E o que temos feito para evitar a entrada de crianças e de jovens que estão chegando a pré-adolescência ou já está na adolescência, correndo o risco de se tornarem as próximas vítimas? Será que só as orientações do professor e da família serviram ou servem para evitar o ingresso no mundo das drogas? Certamente que não. A escola tem que inovar, tem que buscar parcerias que surtam efeitos positivos no combate à prevenção das drogas e da violência nas instituições de ensino. A participação da família é de suma importância, mas precisamos de algo mais.
É por isso, que estamos indicando o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), para ser implantado nas escolas do nosso município, através da parceria a ser firmada entre a Prefeitura via a Secretaria Municipal de Educação com 63a Companhia Independente de Polícia Militar em Coaraci-Ba, ou através do 15o Batalhão de Polícia Militar em Itabuna. O programa já foi aplicado em diversas escolas de Salvador, sendo estendido ao município de Feira de Santana, onde estabelecimentos de 17 bairros foram beneficiados, Itabuna, Ilhéus e até mesmo Itajuípe, onde foi formada a primeira turma no inicio de dezembro de 2012.

Policiais das CIPMs são capacitados para desenvolver atividades lúdicas em sala de aula entre os estudantes. Técnicas e métodos de ensino infantil, tratamento de dependência de drogas e noções de toxologia, aprendidos no treinamento, capacitaram os policiais a abordar questões tão delicadas entre os estudantes. Em 17 lições, os alunos aprendem a incrementar a auto-estima, a responsabilidade, o bem-estar social e a cidadania.
Dezenas de policiais militares já concluíram o curso de Formação de Instrutores do Proerd, que consiste na capacitação de oficiais para atuarem em conjunto com educadores, estudantes, pais e a comunidade em ações voltadas à prevenção ao uso de drogas e redução da violência entre crianças e adolescentes.
De acordo com a metodologia do curso, o policial deve comparecer fardado à escola uma vez por semana, acompanhado do professor da turma. Cada encontro com os estudantes tem uma hora de duração. Todo o material apresentado foi copilado numa cartilha em 17 lições de 60 minutos para distribuição entre os alunos.
O Proerd é a versão brasileira do programa DARE (Drug Abuse Resistence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de quarenta países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção as drogas e a violência do mundo.
No Brasil, o programa teve início em 1992 e já foi implantado em 20 estados da Federação. O Proerd visa, sobretudo, estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.

Itapitanga - Ba, 14 de fevereiro de 2013.


JOEL FERNANDO DO NASCIMENTO
Vereador do PCdoB

Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário